Cidades

Escola do Amapá é a quarta do Norte a receber certificado da Unesco

Escola amapaense recebe certificado da Unesco e passa a ter a responsabilidade de contribuir com boas ideias ao mundo 


A partir de agora, projetos de estudantes amapaenses terão impacto internacional e dialogarão com iniciativas de escolas em todo o mundo vinculadas à Unesco. Isso porque a escola Conexão Aquarela recebeu a certificação de membro do Programa das Escolas Associadas (PEA/Unesco), como reconhecimento por desenvolver atividades educativas relacionadas à cultura de paz e aos direitos humanos; sustentabilidade; desafios globais e a ações no âmbito das nações; e o aprendizado intercultural, valores que justificam a existência da Unesco. A solenidade de descerramento da placa simbólica da certificação, ocorreu na noite desta quinta-feira, 5, com a participação da comunidade escolar e autoridades.

O principal objetivo do Programa PEA/Unesco é manter uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, estimulando projetos que ampliem a consciência de cidadania. O programa de escolas associadas esta presente em mais de 180 países. Esta é a primeira vez que uma escola amapaense recebe esta certificação, sendo a quarta no norte do país, em meio apenas 300 em todo Brasil, entre instituições públicas e privada. Em breve as atividades globais da Unesco também serão realizadas pelo colégio, beneficiando a comunidade escolar, bem como toda a sociedade amapaense.

Os alunos do Conexão Aquarela têm agora a responsabilidade de enviar projetos locais para avaliação da Unesco que poderá elencá-los dentro da estratégia global da instituição. E foram alguns dos projetos já desenvolvidos pela escola que propiciaram o reconhecimento pelo PEA, entre eles a edição de 2012, da Feira da Cultura – Conexão Por Um Mundo Melhor – que incluiu ações resultados de doação de sangue e reprodução de casas sustentáveis e ecologicamente corretas. Em seu calendário anual a instituição realiza campanhas solidárias que envolvem toda a comunidade escolar e beneficiam diretamente instituições filantrópicas do Amapá.

Luíza Melo, aluna concluinte do ensino médio, que há 15 anos estuda na referida escola, durante seu poético e criativo discurso, descreveu as características humanísticas da instituição e ao mesmo tempo declarou como se enxerga no mundo. “Ser aluno é ir além do muro, dos livros, além do conteúdo do Enem, é se permitir a cada aula a pessoa que se deseja ser”.

Para a representante do Tribunal de Justiça do Amapá, Angela de Carvalho, responsável pelo projeto Jovens Construindo o Futuro, que atende 360 jovens de escolas públicas de todo o Estado, que são incentivados a leitura e a aprendizado de práticas no Tribunal. A certificação da instituição pela Unesco, além de um ganho de responsabilidades para o Amapá a associação também significa a abertura de portas para novos projetos que venham beneficiar e poder mudar a realidade da população mais desistida socialmente.

Segundo a diretora e fundadora do Conexão Aquarela, Eliane Verde, o trabalho desenvolvido há 23 anos pela instituição é voltado para e prática da educação de qualidade na busca da paz, liberdade, justiça, cidadania e desenvolvimento humano. “Somos uma escola humanista e este reconhecimento veio para potencializar o alcance das iniciativas dos nossos alunos. Já éramos referência no Amapá e agora somos referência no mundo”, pontuou a educadora, que a partir de agora, revela estar consciente que a instituição que ao longo de sua existência buscou contribuir para mudanças na vida da comunidade escolar por meio da formação de cidadãos, hoje tem a responsabilidade oficial de contribuir junto com todo o corpo docente e de alunos com boas ideais que ajudem a melhorar o mundo. “Essa certificação tem antes de tudo o nosso sentimento de compromisso e envolvimento. Instituições de ensino tem obrigação de formar seus alunos para uma vida de contribuição para a sociedade”.


Deixe seu comentário


Publicidade