Cidades

Escola do Laguinho aposta em projeto de incentivo à leitura

Fomento


Estudantes da Escola Estadual Edgar Lino, localizada no bairro Laguinho, estão participando de um projeto que reforça a educação de jovens que cursam o Ensino Fundamental e que estão com dificuldade de aprendizagem, leitura e interpretação.

O foco do projeto “A influência dos gêneros textuais no cotidiano escolar” é simples e trabalha, principalmente, na leitura e na escrita. A ideia é incentivar a produção de atividades que envolvem os diferentes gêneros textuais, estimulando o aprendizado.

A professora de língua portuguesa, Vilmeia Barbosa, explicou que o projeto é desenvolvido nas salas de aula e de leitura, nos turnos da manhã e tarde. Os professores desenvolvem várias atividades que proporcionam além do conhecimento, o despertar pela leitura.

“A proposta foi baseada no desejo que a gente tem de melhorar a qualidade do trabalho pedagógico com a alfabetização desses jovens. O resultado está a cima do esperado”, destacou.

A estudante Tarsila Pereira, de 14 anos de idade, tinha dificuldades em ler textos que eram expostos nas atividades pelos professores, mas depois que conheceu o projeto, passou a se interessar mais pela leitura e interpretação de textos. “Eu não gostava de ler, mas depois comecei a aprender mais fácil. Isso chamou a minha atenção. Espero que esse projeto continue ao longo do ano”, relatou.

A diretora da escola, Selma Borralho, contou que a ideia surgiu depois que os professores perceberam que a intimidade com a leitura entre os alunos não era tão intensa. “As atividades são desenvolvidas de forma pedagógica. Essa maneira cativa os estudantes, por isso eles aprendem mais e participam mais das atividades que resultam em pontos positivos ao longo do ano letivo”, finalizou.


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