Cidades

Escolas da rede estadual terão sistema de combate à violência

Brigas em escolas já resultaram até mesmo em assassinato


Coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino receberam nesta terça-feira, 9, instruções para a utilização nas escolas do Sistema de Informação de Agressão e Violência (Siave). Com a inovação será possível fazer o registro dos casos de agressão e violência ocorridos com as crianças e adolescentes dentro das Unidades Escolares.

O sistema é um portal que foi desenvolvido pelos técnicos do setor de informática da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O acesso ao sistema será feito via internet, por meio do endereço www.siave.seed.ap.gov.br pelos diretores ou coordenadores escolares, que através de cadastro prévio terão acesso ao portal.

Os profissionais terão que preencher um formulário fazendo o registro de uma referida ocorrência descrevendo os fatos. Os formulários irão gerar um banco de dados mensal que será encaminhado, dependendo de cada caso, às autoridades parceiras da educação como o Ministério Público (MP), Conselho Tutelar e Polícia Militar.

Segundo a gerente do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando (Nase), Cleide Maria Dias de Oliveira, neste primeiro momento estão sendo capacitados os educadores das escolas do município de Macapá, mas a ideia é ampliar o acesso às escolas dos demais municípios. “Estamos informando passo a passo sobre como usar o sistema. A partir da próxima semana, efetivamente o Siave estará ativo”, explicou a gerente do Nase.
Ontem a capacitação continuou no auditório da Seed, para os coordenadores pedagógicos das escolas da zona norte.


Deixe seu comentário


Publicidade