Cidades

Escolas do Estado realizam consulta pública para definir currículo escolar amapaense

O “Dia C” tem como objetivo promover a participação de todos os profissionais da educação e sociedade em geral,


Acontece neste sábado, 22, o “Dia C” da consulta pública que vai ajudar a construir o documento curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, do Amapá. Todas as escolas da rede pública e particular vão organizar e fomentar a participação dos profissionais da educação e sociedade em geral na consulta, que fica disponível até 30 de setembro no site do Ministério da Educação (MEC).

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica estabelece os conteúdos mínimos que deverão ser ensinados em todas as escolas do país. Para subsidiar a construção do modelo a ser utilizado pelas unidades de ensino do Amapá, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amapá (Undime-AP) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) firmaram o Regime de Colaboração, que apoiará a formação de um consenso sobre a BNCC a ser adotada no estado.

O “Dia C” tem como objetivo promover a participação de todos os profissionais da educação e sociedade em geral, para contribuir com sugestões, na busca de melhorias e, sobretudo, o reconhecimento da identidade da população amapaense. As escolas deverão compartilhar o próprio documento, disponível nos links da Consulta Pública, para as equipes técnicas, equipes gestoras, professores, pais e alunos.

Para participar, basta acessar o site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/consultapublica/. No ambiente virtual, os interessados podem ter acesso a documentos relacionados à Educação Infantil, Introdução do Documento Curricular do Ensino Fundamental, Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

As redes de ensino e escolas terão autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local, e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A expectativa é melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil e contribuir para a promoção da equidade educacional. O currículo é fundamentado na BNCC, que será implementada em todo país a partir de 2019.


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