Cidades

Escolas são alvo de campanha nacional sobre hanseníase

A equipe reforçou a importância da participação escolar no desenvolvimento da atividade.


Diretores de escolas, enfermeiros e técnicos das unidades básicas de saúde receberam orientações, nesta sexta-feira, 28, quanto a Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase, que acontece no período de 7 a 30 de novembro. A campanha será desenvolvida em 14 escolas e vai envolver 4.356 alunos.

A equipe reforçou a importância da participação escolar no desenvolvimento da atividade. O público alvo são crianças de 5 a 14 anos. A meta é alcançar 80% desse quantitativo. “O Ministério da Saúde observou a necessidade de levar a campanha à escola, pois os pais contaminados pela hanseníase acabavam transmitindo o bacilo para as crianças, sendo que nem eles mesmos não sabiam que poderiam estar contaminados”, explica o enfermeiro Carlos Cruz da coordenação de Tuberculose e hanseníase da CVS.

A Coordenação de Vigilância em Saúde do município de Santana informou que existem, recentemente, nove pessoas em tratamento, vítimas da hanseníase e ressaltou a importância da reunião e da campanha. “Na reunião alinhamos as informações quanto a forma de abordagem no ambiente escolar, como analisar e identificar na ficha de autoimagem. Nesta ação iremos desenvolver apenas o exame de hanseníase e administração de medicamento para combater as verminoses”, relatou Klesio Barbosa, coordenador do grupo de hanseníase e tuberculose de Santana.


Deixe seu comentário


Publicidade