Cidades

Especialistas discutem impactos das mudanças climáticas

Preocupação


Órgãos ligados ao meio ambiente debateram novas ações referentes às mudanças climáticas e ao enfrentamento dos impactos. A discussão aconteceu durante o 5° Fórum Amapaense de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais (Famcsa), e faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, destacou a minuta de uma lei que busca novas ações complementares às atividades já desenvolvidas pelos órgãos ambientais no Amapá. “Nossa intenção é sempre buscar novos aliados para essa problemática que atinge não somente o Estado, mas o mundo inteiro. Esse encontro é muito importante para alinharmos nossas ideias e criarmos novas políticas públicas”, comentou,

Representando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Acre, o pesquisador Elfran Ferreira destacou a possibilidade de acontecer a transferências entre os Estados como o Sistema de Incentivos por Serviços Ambientais do Acre (Sisa). “Os avanços na construção de programas regionais, estaduais e nacionais de desenvolvimento com baixas emissões de carbono é uma realidade da Embrapa. Precisamos disseminar essas ações. Por isso, nos unimos e sempre colhemos bons resultados com isso. O Amapá ainda é um dos mais preservados do Brasil e temos que lutar para que continue assim”, pontuou.

O gerente do programa mudanças climáticas do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Pedro Soares, falou da importância do evento e do compartilhamento de conhecimentos. Segundo ele, a reunião possibilita conhecer o que cada um vem fazendo em relação ao desmatamento e às mudanças climáticas.

“O Amapá é um Estado preservado e respeita as novas metas de redução de emissões de carbono. O governo e as instituições ligadas ao meio ambiente estão no caminho certo para combater esse mal que assola o mundo”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade