Cidades

Estudantes desocupam UEAP após proposta formal do governo

Conforme o governo, com esse recurso a Universidade poderá negociar o pagamento das dívidas com prestadores de serviços e locação de imóveis.  


O governo do Amapá informou que os acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) anunciaram nesta terça-feira (24/5), a desocupação do prédio da instituição. A decisão foi tomada após reunião na qual foi acordado um repasse mensal à universidade no valor de R$ 700 mil, em até duas parcelas, que começa a valer no dia 10 de junho. O valor não inclui a folha de pagamento, que continua sob responsabilidade do Executivo.

Conforme o governo, com esse recurso a Universidade poderá negociar o pagamento das dívidas com prestadores de serviços e locação de imóveis.  

O acordo também inclui a sugestão do uso compartilhado do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, da rede estadual de ensino. O prédio receberia a demanda do Campus 2, que funciona em um prédio que não atende as necessidades da instituição.

Após 20 dias ocupando as dependências da Ueap, os estudantes se disseram satisfeitos com a mesa de negociação. “A ocupação foi para mostrar que a Universidade enfrenta problemas e o governo se sensibilizou. Agora esperamos poder seguir em frente na construção de uma instituição mais forte”, declarou Marlon Vaz, do Movimento Estudantil Independente e Apartidário (Meia).

O chefe-adjunto do gabinete civil do estado, Carlos Marques, explica que os pontos acertados com os estudantes são comuns na pauta dos servidores dos quadros técnico e docente da Ueap. Com isso, eles também já sinalizaram pelo fim da greve e devem assinar um acordo ainda hoje. “Mantivemos o diálogo e apresentamos um valor que está dentro da nossa realidade. A Universidade terá que fazer o mesmo exercício que o governo tem feito para readaptar as dívidas de acordo com esse cenário de crise”, finalizou Marques.


Deixe seu comentário


Publicidade