Cidades

Estudantes são incentivados a participar do programa Jovem Senador

Neste ano, alunos de todos os municípios competem pela chance de representar Amapá em Brasília


 

Para estimular o protagonismo estudantil, o Governo do Amapá está mobilizando as escolas estaduais de ensino médio para participarem do programa Jovem Senador 2024. Os interessados passam por um concurso de redação que premiará o vencedor com viagem até Brasília (DF), para conhecer a rotina do Senado Federal.

 

De acordo com a gerente de Protagonismo Estudantil da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Andresa Nunes, a participação dos jovens é incentivada pois desperta a produção textual dos alunos e promove oportunidades únicas no desenvolvimento político e social.

 

“Distribuímos cartazes, promovemos encontros com os professores e coordenadores pedagógicos e divulgamos vídeos com os jovens senadores de anos anteriores. Nosso objetivo é mobilizar todas as escolas de ensino médio para participarem desse importante projeto”, explica a coordenadora.

 

Podem participar do Jovem Senador todos os 28 mil estudantes matriculados no ensino médio das escolas estaduais. O texto vencedor será escolhido em quatro etapas, a partir de uma redação com o tema ‘Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia’.

 

Na Escola Estadual Nancy Nina da Costa, localizada no bairro Universidade, na zona sul de Macapá, os professores já receberam o material de divulgação e começaram a planejar a aplicação da redação. Para a estudante Rafaela Dantas, do 1° ano, participar do concurso é uma oportunidade imperdível.

 

“Acho que é um programa muito interessante para nos fazer debater sobre a democracia e sobre o sistema político brasileiro. O Senado é algo distante da nossa realidade. Então, é muito positivo essa aproximação. Quando fiquei sabendo, me empolguei com a possibilidade de viajar para Brasília, então com certeza vou me dedicar muito na redação”, conta a aluna.

 


Deixe seu comentário


Publicidade