Cidades

Eventos diminuem deslocamento de amapaenses para fora do estado, diz especialista

Para Sandro Belo, programação cultural e oficinas de desenvolvimento profissional atraem visitantes, o que fortalece economia local


 

Douglas Lima
Editor

Com a programação do último ano, que incluiu shows musicais, reuniões de profissionais em oficinas e a Expofeira, uma expressão se tornou destaque na economia amapaense:  turismo de eventos.

 

Em sua maioria, os visitantes que transitaram pelo estado no último ano em busca de entretenimento e crescimento profissional vieram dos territórios vizinhos do Pará e Guiana Francesa.

 

Para o turismólogo Sandro Belo, o Amapá tem potencial para se tornar referência no segmento, nos próximos anos, possibilitando aos turistas boa hospedagem e serviço culinário, entre outros. Sandro previu que durante a COP-30, que ocorrerá no Pará, em 2025, Macapá poderá servir de cidade hóspede.

 

Sandro afirmou, em entrevista ao programa Ponto de Encontro (DIário FM 90,9) desta quarta-feira, 3, que embora o setor de turismo tenha sido afetado durante a pandemia da covid-19, em 2022 e 2023 o segmento voltou a se reerguer, principalmente por conta dos eventos que ocorreram, dando destaque aos do períodos de férias de julho e do recesso de Natal e Ano-novo.

 

“É importante investir e fazer eventos para desenvolver riqueza e gerar trabalho para a população; nosso público local é diversificado; muitos eventos terão um público razoável em sua programação”, afirmou Sandro.

 

O turismólogo trouxe para a conversa no programa de rádio também a informação de que em 2023, diferente dos anos anteriores, o amapaense viajou menos para fora do estado que, por sua vez, recebeu mais turistas, o que para ele mostra a eficácia econômica do turismo de eventos.

 

Para o futuro do setor, Sandro previu, além dos eventos, a oportunidade de crescimento econômico, por conta principalmente da possível exploração de petróleo e ascensão da exploração mineral.

 

“Isso pode também atrair empresários que, caso se instalem aqui, vão gerar renda e emprego para a população amapaense. A vida não é somente lazer”, disse Sandro.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade