Cidades

Eventos marcam o mês de conscientização sobre o autismo no Amapá

Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e por isso há a campanha ‘Abril Azul’, voltada para a conscientização sobre o transtorno do espectro autista.


Lana Caroline
Da Redação

 

No sábado (02) é comemorado o dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo e durante o mês de abril serão desenvolvidas diversas ações para dar visibilidade e alertar a sociedade para a importância do assunto.

Desde às 8h, desta sexta-feira (01), o Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (Nande), do Hospital das Clínicas Alberto Lima, elaborou uma programação especial para os pais e responsáveis de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Sabemos que o diagnóstico e a questão de aceitação dos pais é algo delicado. Para isso, vamos ter momentos para tratar da questão do desenvolvimento da fala, conversas com psicólogo é muitos outros atendimentos”, disse a fonoaudióloga Sayonnara Pereira.

O evento conta com palestras sobre acolhimento emocional; oficina sobre desenvolvimento da fala e linguagem; acolhimento emocional pós-diagnóstico; orientação com terapeuta ocupacional sobre como desenvolver estímulos sensoriais em casa; oficina sobre desenvolvimento da fala e linguagem.

Para participar, os pais ou responsáveis pelo paciente precisam do encaminhamento médico da suspeita ou diagnóstico de autismo e a documentação pessoal.

O encerramento acontecerá dia 7 de abril, no auditório do Hospital das Clínicas Alberto Lima, com uma palestra sobre o benefício de prestação continuada, prestado pelo INSS e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – Lei 8.742.


Deixe seu comentário


Publicidade