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Falha desliga UHE Tucuruí e deixa parte do Norte sem luz

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, houve interrupção de 2.990 MW de carga, sendo de 2.450 MW no Pará, de 400 MW em Manaus e de 140 MW em Macapá. “Em função desta ocorrência, houve oscilação da frequência no SIN, sendo registradas pequenas interrupções de carga em algumas áreas”, informou o ONS em nota. A normalização dos equipamentos, linhas de transmissão e cargas desligadas teve início às 08h40, sendo concluída por volta das 09h50.


Uma falha no sistema de transmissão de energia desligou a hidrelétrica de Tucuruí na manhã de quarta-feira, 2 de março. Segundo informações da empresa Vila do Conde Transmissora de Energia, responsável pelo sistema, houve um “problema” em um transformador de corrente na LT 500 kV Tucuruí /Vila do Conde, circuito 3. Em consequência, por atuação do sistema de proteção, a usina foi automaticamente desligada, separando uma parte da região Norte do Brasil do restante do Sistema Interligado Nacional.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, houve interrupção de 2.990 MW de carga, sendo de 2.450 MW no Pará, de 400 MW em Manaus e de 140 MW em Macapá. “Em função desta ocorrência, houve oscilação da frequência no SIN, sendo registradas pequenas interrupções de carga em algumas áreas”, informou o ONS em nota. A normalização dos equipamentos, linhas de transmissão e cargas desligadas teve início às 08h40, sendo concluída por volta das 09h50.

De acordo com a concessionária Celpa, que atende ao estado do Pará, as falhas nos sistemas de geração e transmissão da Eletronorte afetaram boa parte da região Norte do país, com exceção de uma pequena parte do Sul do Pará, Manaus (AM) e parte do Maranhão. A Cemar (MA), porém, informou por meio das redes sociais que “não houve reflexos desta falha” no estado.

Equipes da Celpa mantiveram contato com o ONS e com Eletronorte desde que foram informadas do ocorrido. As causas do dano nos equipamentos ainda estão sendo apuradas pelas instituições envolvidas. Ainda não foi revelado o número de clientes prejudicados.

 A Celpa informa também que atuou com a máxima urgência para interligar suas cargas ao sistema de transmissão da Eletronorte. E que fez uma força-tarefa para manter seus clientes informados através dos líderes das regionais do estado e atualização de notícias nas redes sociais. Diz ainda que a Central de Atendimento sofreu impacto por conta da suspensão do fornecimento, mas já está funcionando normalmente.

Segundo o ONS, a reunião para elaboração do Relatório de Análise da Perturbação, com a presença de todos os agentes envolvidos, será realizada no início da próxima semana.


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