Cidades

Feira ajuda estudantes a decidir pela escolha de uma profissão

Cerca de 1,5 mil estudantes participaram do encontro, que contou com palestras e estandes com exposições dos cursos


Alunos do ensino médio de escolas públicas da rede estadual tiveram a oportunidade de participar da Feira de Profissões MedioTec, que aconteceu nesta quarta-feira, 31, no Sebrae Amapá. O evento contou com 20 palestras e estande de cinco centros profissionalizantes, que demostraram os cursos ofertados. Cerca de 1.500 alunos passaram pelo local. A feira, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), visa apresentar aos jovens as oportunidades de carreira em cursos técnicos.

O programa MedioTec está em fase de implantação no Amapá, com a oferta de ensino profissional no modelo concomitante (acontece simultaneamente ao ensino regular de nível médio). Durante a manhã, os alunos conheceram o programa, que inclui palestras vocacionais e os cursos ofertados.

Para a secretária de Políticas da Educação, Dina Melo, o momento é de grande importância para os jovens amapaenses, que ganham mais uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Este momento do projeto propicia aos nossos alunos a oportunidade de descobrir alguns cursos que ainda não conhecem e, também, fazer suas escolhas mais conscientes de qual carreira seguir”, ressalta a secretária.

O edital de seleção dos interessados em fazer o MedioTec será lançando em junho, com o início das aulas previsto para agosto. “Além das 1.300 vagas ofertadas pelo Estado, o governo federal e a iniciativa privada irão anunciar, agora, no início do mês de junho, as vagas para o MedioTec, mas a estimativa é que de sejam um total de quatro mil vagas em todo o Estado”, afirmou o coordenador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Agnaldo Silva.

A aluna da Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, Juliana Martins, de 18 anos, está no 2º ano e ainda não sabe que profissão seguir. Ela tem interesse em conhecer as áreas voltadas à saúde e vê na feira uma oportunidade. “Eu penso em fazer Direito, mas eu quero conhecer mais sobre os cursos técnicos na área da saúde, porque é sempre bom ter duas profissões, assim a gente se sente mais preparado para o mercado de trabalho”, destaca Juliana.

Estandes dos centros profissionalizantes de Macapá e Santana estavam na feira, mas o MedioTec ofertava cursos, também, nos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho.
Os cursos disponíveis abrangem as áreas de Gestão de Negócios, Segurança, Controle e Processos Industriais, Recursos Naturais, Produção Cultural e Designer, Informação e Comunicação, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Desenvolvimento Educacional e Social.

Os aluno inscritos receberão um auxílio estudantil no valor de R$ 12, por dia, referente ao transporte e lanche.


Deixe seu comentário


Publicidade