Última hora Polícia Política Cidades Esporte

Publicidade
Cidades

Fibromiálgicos recebem carteirinha de atendimento preferencial

A carteirinha servirá como instrumento de identificação para os pacientes, que terão atendimento preferencial em empresas públicas, privadas e, inclusive, concessionárias de serviço público.


Lana Caroline
Da Redação

 

Na manhã desta sexta-feira (03), o secretário estadual de Saúde, Juan Mendes, explicou no programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9 FM), sobre como será feita a entrega das carteirinhas de atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia.

A carteirinha é fruto da Lei nº 2.562/21, sancionada pelo governador Waldez Góes, em junho deste ano. A lei dispõe sobre a obrigatoriedade preferencial aos portadores de fibromialgia, doença que causa diversas dores pelo corpo inteiro. Segundo o secretário, o benefício é importante para que a pessoa tenha os cuidados necessários.

“Essa doença tem um alcance muito grande e temos o compromisso de fortalecer as políticas públicas para atendimento das pessoas que convivem essa enfermidade. As pessoas que sentirem os sintomas precisam procurar a porta de entrada inicial, que é a UBS (Unidade Básica de Saúde). Assim, elas serão encaminhadas aos especialistas para um melhor diagnóstico”, disse Mendes.

A carteirinha servirá como instrumento de identificação para os pacientes, que terão atendimento preferencial em empresas públicas, privadas e, inclusive, concessionárias de serviço público.

O documento será viabilizado através do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Amapá (CERPIS) que atende 300 pacientes fibromiálgicos. A entrega acontece no prédio da Secretaria, localizado na Av. Anhanguera, 283 – Beirol.

 

Sobre a doença

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, vem outros sintomas, como fadiga, sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica do fibromiálgico é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.


Comente