Cidades

“Foi o melhor presente que já ganhei”, diz agricultora do Ambé ao ver água na sua torneira

Com capacidade para reservar até 30 mil litros e com alcance de mais de um quilômetro, nova rede cobre 100% do quilombo


Todos os dias, a jovem agricultora Vanda Lima, de 22 anos, acorda cedo para fazer o café da família. Uma tarefa simples se não tivesse que carregar baldes com água por 60 metros da residência o vizinho, onde existe um poço, até a sua casa, na Comunidade Quilombola do Ambé.

A água carregada por Vanda não serve apenas para o café, mas para todas as atividades do dia a dia, inclusive para beber. Assim como Vanda, outros 200 moradores do Ambé passavam o dia indo e voltando com baldes à mão. Mas, a sofrida rotina chegou ao fim neste sábado, 22, quando o Governo do Estado entregou à comunidade um sistema automatizado de distribuição de água. A inauguração foi feita pelo governador Waldez Góes e sua equipe de governo.

cid4-1Foi na residência de Vanda que o chefe do Executivo abriu a primeira torneira funcionando com o novo sistema. A água chegou como um presente na casa da agricultora. “A gente tinha que carregar água para tudo, pra fazer comida, pra tomar banho, passava o dia carregando água, era um sufoco. Hoje é meu aniversário e esse foi o melhor presente que já ganhei na vida”, comemorou a agricultora.

Com capacidade para reservar até 30 mil litros e com alcance de mais de um quilômetro, a nova rede cobre 100% das casas do quilombo. O sistema foi construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Funasa (Fundação Nacional de Saúde), por meio de um convênio com a Companhia de Água e Esgoto (Caesa), com contrapartida do Executivo estadual. O valor global da obra foi de R$ 223 mil. O convênio foi firmado ainda em 2008.

Além do sistema de distribuição, o governo também recuperou 37 quilômetros dos ramais de acesso ao Ambé e à Comunidade de São Pedro dos Bois. A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) usou maquinário próprio para fazer serviços de terraplanagem, tapa-buracos e retirada de entulhos de 28 km do ramal do Ambé e 9 km da linha de acesso a São Pedro dos Bois. “Estávamos há mais de seis anos sem manutenção nessas estradas”, lembrou o líder comunitário, Raimundo Prazeres.

O governador destacou que o projeto é integrar a região da Pedreira e o restante do leste amapaense através da AP-070, o que encurtaria o trajeto de escoamento da produção agrícola familiar do quilombo em aproximadamente 30 quilômetros. “Integração é a palavra que resume o projeto que temos aqui para esta região, para que ela possa se desenvolver e contribuir com o desenvolvimento do Estado”, avaliou o governador.


Deixe seu comentário


Publicidade