Cidades

Fonoaudiólogo destaca apoio para mães e bebês superarem dificuldades da amamentação

Mês temático denominado “Outubro Dourado” está preparando muitas ações de conscientização sobre o alimento ouro para os recém-nascidos.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O médico Alan Malcher, fonoaudiólogo que teve destacada atuação no tratamento de pacientes agravados de Covid-19, detalhou em entrevista ao programa Café com Notícia, na Diário FM (90,9) desta quinta-feira (06) sobre a programação que está sendo preparada denominada “Outubro Dourado”,  uma campanha voltada à defesa do aleitamento materno.

 

Segundo o especialista, a própria escolha do mês temático mostra a importância dessa primeira alimentação.

 

“O leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para os bebês, para a vida humana e a campanha que surgiu em 1999 virou lei a partir de 2017, como a lei 13.435, que institui o mês de agosto como período dedicado aos esclarecimentos sobre essa temática”, disse ele.

 

Ele explicou que a área da fonoaudiologia também está empenhada nessa discussão devido a relacionar a dificuldade da alimentação a deficiências ou outros acontecimentos que levam a falta de desenvolvimento da capacidade motricidade oral da criança, que precisa de estimulação motora para que esse bebê comece a fazer a pega da mama para ser alimentado.

 

Alan Malcher lembra ainda que a amamentação é um processo natural e que deve ser incentivado e que se ocorre uma interrupção – com a migração para a alimentação do leite de vaca – isso mexe muito com o emocional não só da mãe, como o pai e toda a família.

 

Dentre as alternativas para se evitar ou adiar o contato com o leite quimicamente tratado, o especialista destaca os bancos de leite materno, organizados para receber doações de mães solidárias e assim garantir o fornecimento para quem tem algum tipo de dificuldade para dar de mamar a seus filhos.

 

Resistência

O profissional de saúde falou ainda sobre alguns mitos e verdadeiros tabus ainda existentes, mesmo com todo o conhecimento que se tem hoje sobre as vantagens de quem é alimentado exclusivamente com leite materno, daí a importância do mês temático abraçado também agora pela área da fonoaudiologia.


Deixe seu comentário


Publicidade