Cidades

Força tarefa do GEA atua para frear propagação da praga mandioca

Seis municípios do estado já foram afetados pela doença causada por fungos; Ministério da Agricultura, Rurap e Diagro fazem parte da equipe de combate ao adoecimento


 

Douglas Lima
Editor

 

Na última semana ocorreram duas audiências públicas para discutir a praga da mandioca, doença que já atingiu seis municípios do estado. O diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, informou ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), que lideranças de instituições de agricultura, das comunidades, além de prefeitos, participaram das assembleias para esclarecer as características da doença.

 

 

Além das informações sobre a praga, foi informado como a população deve agir para evitar a propagação em suas comunidades. “Temos a hipótese que esta doença veio da Ásia e chegou ao Amapá, através das Guianas, entrando pelo Oiapoque. Por ser causada por um fungo, ela tem fácil propagação, podendo ocorrer pelo trânsito de pessoas, animais, ferramentas, vestimentas e até pelo ar”, esclareceu Jorge.

 

 

O diretor-presidente informou que o Governo do Estado do Amapá (GEA) baixou decreto para criação de um força tarefa para combater a praga da mandioca, reunindo equipes da Diagro, Ministério da Agricultura, Embrapa, Iepa e Setec. As forças em conjunto vão atuar para criar barreiras sanitárias, evitando o transporte de manivas infectadas entre os municípios, além de alertar a população sobre o manuseio do tubérculo, e desenvolvimento de materiais genéticos resistentes à doença, que substituirão a da safra infectada.

 

 

Por fim, o diretor-presidente do Rurap falou que os produtores que suspeitarem que suas plantações possam estar infectadas, que fotografem a mandioca e enviem para o Rurap, que repassará para a Diagro que, por sua vez, irá delegar uma equipe para visita na propriedade, a fim de fazer a identificação e indicar cuidados.

 


Deixe seu comentário


Publicidade