Cidades

Fórum discute saúde da população negra no Amapá

Evento vai promover uma ampla discussão para a construção efetiva de políticas de saúde que atendam às particularidades da população negra


Nesta segunda-feira, 21, acontece o 1º Fórum de Saúde da População Negra do Estado do Amapá, destinado a trabalhadores da saúde, usuários e comunidade em geral. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), tem como objetivo abrir ampla discussão para o fortalecimento do acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Paralelo ao fórum será lançada a campanha “Declare sua Cor, o SUS quer conhecer você melhor”, que prevê a obrigatoriedade do quesito cor/raça no sistema de informação do SUS. Com isso, a Sesa, além dar visibilidade aos indicadores relacionados a saúde da população negra, quer identificar as necessidades de saúde no âmbito estadual, e com isso, planejar ações de promoção e prevenção dos principais agravos que atingem esta população.

“Esta é uma política de ação afirmativa para a população negra, e com isso, queremos estimular o auto reconhecimento étnico dos usuários. A Sesa tem trabalhado o fortalecimento das ações e já implantou o Comitê Técnico de Saúde da População Negra”, afirmou gerente de Saúde Integral da População Negra, Pedro Alencar.

Alencar ainda destacou que o quesito vai melhorar a qualidade do serviço ofertado, pois será possível planejar uma agenda estratégica de saúde direcionada que garanta os princípios do SUS – igualdade, universalidade e integralidade.

O fórum vai subsidiar uma discussão para a construção efetiva de políticas de saúde que atendam às particularidades da população negra do Estado e contará com a participação do representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Edras Daniel.


Deixe seu comentário


Publicidade