Cidades

GEA incentiva diálogo entre empresas e Poder Público

O encontro foi conduzido pelo diretor presidente do Procon-AP, Eliton Franco, e contou com a participação do governador do Amapá, Waldez Góes. Dentre as dez empresas que compõem o ranking, estão a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA)


Uma mesa de diálogo reuniu representantes de órgãos e instituições que atuam na defesa do consumidor e quatro das dez empresas que mais registraram reclamações no Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) em 2017. O encontro, ocorrido no Palácio do Setentrião, marcou o lançamento da Semana do Consumidor, evento realizado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), de 12 a 16 de março, para conscientizar mais a população sobre seus direitos e orientar fornecedores quanto às leis vigentes no Código de Defesa do Consumidor. A ação é alusiva ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março.

 

O encontro foi conduzido pelo diretor presidente do Procon-AP, Eliton Franco, e contou com a participação do governador do Amapá, Waldez Góes. Dentre as dez empresas que compõem o ranking, estão a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Vivo S.A, Telemar Norte Leste S.A, Domestilar LTDA, Sky Brasil Serviços Ltda., Banco do Brasil, Caixa Econômica, Tim Celular, Loja Claro e Banco BMG, das quais compareceram representantes da CEA, Vivo S.A, Banco do Brasil e CEF.

 

Durante o debate, Franco apresentou uma série de informações relacionadas às demandas apresentadas ao Procon/AP ao longo de 2017, período em que 7.804 reclamações foram apresentadas ao órgão. A maioria das reclamações está relacionada a assuntos financeiros (37,69%); serviços essenciais (32,59%); produtos (14,85%) e serviços privados (11,74%). Outras áreas que apresentaram demandas foram saúde (2,66%), habitação (0,32%) e alimentos (0,14%).

 

Na oportunidade, as demandas relacionadas a cada empresa foram explanadas pelos membros dos órgãos que atuam na área de defesa do consumidor. Os representantes dos empreendimentos puderam explicar o motivo das reclamações, bem como apontar possíveis soluções para minimizar os problemas enfrentados pelos clientes.

 

Franco destacou a iniciativa das empresas que compareceram ao evento e ressaltou a importância do diálogo e da transparência entre empresas e poder público. “O propósito é exercer a democracia, discutir os problemas, para que possamos encontrar as possíveis soluções”, destacou. Ele enfatizou que, para intensificar o processo de diálogo, o Procon/AP, ainda neste semestre, realizará outros encontros com as empresas, desta vez, as reuniões serão divididas por área de atuação do empreendimento.


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