Cidades

Gestores debatem importância do censo escolar na educação básica

Encontro acontece em 18 de maio, no Museu Sacaca.


Gestores escolares de Macapá e Santana (das áreas urbana e rural) participarão de um encontro para fomentar a troca de informações sobre a realidade do censo escolar na educação básica, sua importância e implicações na sociedade amapaense. O “Encontro Censo Escolar: Educação e Vida” será realizado no dia 18 de maio, de 8h as 12h e de 14h as 18h, no Museu Sacaca, e é uma realização do Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Cepe/Seed) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O encontro visa explorar o ensino básico do Amapá mediante a análise de dados estatísticos educacionais no contexto das escolas públicas e privadas, suas causas e possíveis consequências no contexto social.

Durante o evento haverá palestras sobre a importância da informação para a construção de políticas públicas no processo de alfabetização, formação de professores e ensino, bem como para subsidiar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para a qualidade da educação. O encontro terá a participação da coordenadora nacional do Censo Escolar da Educação Básica do Inep, Célia Araújo.

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

A partir das informações coletadas pelo Censo, é possível formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas. É com base nesses dados que são executados programas governamentais na área da educação. Além disso, o levantamento serve de subsídio para análises e estudos sobre as características da educação básica pública e privada no Brasil.


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