Cidades

Governo define ações de contenção da covid-19 com lideranças indígenas

A força-tarefa do Governo realizará testagem rápida da população dentro das tribos localizadas no município de Oiapoque.


O Governo do Estado reuniu com lideranças indígenas das aldeias Kumenê, Kumarumã e Manga, nesta quarta-feira, 24, para alinhar as ações que serão desenvolvidas dentro das aldeias com o objetivo de conter a crescente de casos da covid-19. A reunião ocorreu no município de Oiapoque.

Também estiveram presentes representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e da Superintendência de Vigilância em Saúde, que, em conjunto com a Secretaria de Saúde (Sesa) enviarão equipes na próxima semana às terras indígenas.

Durante a reunião, ficou acordado que os caciques realizarão o trabalho de sensibilização dentro da comunidade indígena para que as equipes de testagem, vacinação e assistência médica da SVS e SESA possam fazer um trabalho abrangente.

Uma das principais metas da ação é completar o ciclo vacinal dos indígenas com a segunda dose e ainda aplicar a dose de reforço contra a covid-19 para aqueles que já cumprem o intervalo necessário.

“Reunimos com os caciques para que a gente possa em conjunto com a comunidade indígena realizar esse enfrentamento a covid e concluir a campanha de vacinação contra a covid-19”, afirmou Roberto Wagner, Coordenador Distrital do DSEI.

A Unidade de Imunobiológicos da SVS disponibilizará o quantitativo necessário de vacinas para imunizar toda população destas tribos contra a covid-19. A quantidade necessária está sendo levantada pelo DSEI.

Durante a ação também será realizada a atualização da caderneta de vacinas. Estarão disponíveis vacinas de rotina, como BCG, Varicela, Febre amarela, Tríplice viral, Pneumo 23 e Pneumo 10 valente, Rotavírus, HPV, Meningo C e ACWY, Pólio oral e a inativada.


Deixe seu comentário


Publicidade