Cidades

Governo do Amapá e Sistema OCB Amapá firmam Termo de Cooperação

Governador Waldez Góes formaliza parceria com o setor cooperativista


O Governo do Estado do Amapá e o Sistema da Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB) firmaram um Termo de Cooperação, durante a Agenda Positiva do Cooperativismo do Amapá, realizada no Palácio do Setentrião. Na ocasião, o GEA e o Sistema OCB Amapá também assinaram um Protocolo de Intenções.

Através do Termo de Cooperação, a partir de agora, Governo e OCB Amapá realizarão uma cooperação mútua, com ações focadas na educação cooperativa, atuação e ganhos coletivos, estimulando o desenvolvimento do Estado.

O termo prevê a articulação, implantação e execução do Programa CooperJovem nos municípios que compõem a área de atuação do Sicoob no Estado, além de atividades de capacitação de professores.

As cooperativas de táxi do Amapá também serão beneficiadas. Com a assinatura do Protocolo de Intenções, o Governo do Estado, através da Agência de Fomento do Amapá, iniciará um projeto de implementação de políticas de créditos, com condições adequadas e diferenciadas de financiamento, voltadas para essas cooperativas.

A proposta é estimular o mercado e proporcionar renovação de frota. Além disso, o GEA implementará políticas públicas que também deverão fomentar o setor. Ambas as medidas fazem parte das ações de governo voltadas ao reconhecimento da economia associativa.

Para o governador Waldez Góes, a economia solidária, autogestão, bancos comunitários e cooperativismo são iniciativas de esperança. “Hoje estamos em um encontro de integração social e econômica, fortalecendo a prática de cooperação. Momento de trocar experiências e concretizar ideias. Com esse diálogo permanente estamos criando oportunidades”, afirma.

Além das assinaturas, durante o evento foram tratados temas de interesse do cooperativismo amapaense, em âmbito nacional. Também foram entregues ao governador Waldez Góes propostas do cooperativismo amapaense por ramo de atividade econômica.

Segundo o presidente da OCB Amapá, Gilcimar Pureza, existem sete setores no Amapá, e para cada um deles foi realizado um conjunto de propostas estruturantes, que tire os entraves do desenvolvimento, seja na produção de alimentos, produção mineral, no serviço de táxi, no processamento de carnes, produção pesqueira e camarão. “O governador já acatou muitas dessas questões e hoje, junto à Assembleia, conseguimos exercitar o Termo de Cooperação com dois poderes de uma vez só”, explicou.


Deixe seu comentário


Publicidade