Cidades

Governo do Amapá promove acolhimento de profissionais do Programa Mais Médicos

Mais de 80 profissionais irão compor equipes de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)


 

O Governo do Amapá realizou, nesta quarta-feira, 10, o acolhimento estratégico de 85 profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Em 2024, a iniciativa é retomada no Brasil e, de acordo com o Plano de Governo da gestão, reforça a importância da saúde como prioridade fundamental.

 

Neste ciclo do programa, foram contemplados os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, com 59, 18 e 7 profissionais, respectivamente. Os médicos vão compor as equipes da Estratégia Saúde da Família, com o compromisso de oferecer atenção primária à saúde qualificada e resolutiva.

 

O diretor do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, ressalta que, para o Amapá, foram disponibilizadas 235 vagas para os profissionais médicos, que serão preenchidas de acordo com os novos editais.

 

 

“O acolhimento é importante para aproximar os profissionais dos gestores municipais, explicar a dinâmica do programa, ouvir as dúvidas, sugestões de melhorias, e assim junto ao Ministério da Saúde, se adaptar à realidade de cada região para que o melhor atendimento seja efetuado”, reforça Carvalho.

 

A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, explica a importância do apoio integral aos municípios e profissionais, garantindo uma assistência eficiente e ações fundamentais às comunidades mais distantes.

 

“É fundamental a presença destes profissionais para o funcionamento integral das Unidades Básicas de Saúde e das equipes de Saúde da Família. Enquanto gestão, não medimos esforços para que todos consigam desenvolver suas funções de maneira satisfatória, e agradecemos os profissionais e seu compromisso com a população amapaense”, destaca Silvana.

 

Os profissionais permanecerão por quatro anos no programa, podendo ter o contrato renovado por mais quatro anos. Durante este período, os médicos recebem ofertas educacionais para que possam realizar especificações e qualificações.

 

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos (PMM) compõe um conjunto de ações e iniciativas do Governo Federal para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do país. Ela é a porta de entrada preferencial do SUS, que está presente em todos os municípios e atua em todas as comunidades.

 

A ação também prevê a oferta de novas vagas de graduação e residência médica, buscando resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão. Além disso, ele cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado e humanizado no futuro.

 


Deixe seu comentário


Publicidade