Cidades

Governo do estado entrega Maternidade Bem Nascer

A visita contou com a presença de secretários estaduais e a imprensa para mostrar estruturas e instalações do local.


Lana Caroline
Da Redação

 

Na manhã desta segunda-feira (27), o governador do Amapá, Waldez Góes, realizou uma visita guiada, na companhia de secretários e da imprensa, na Maternidade Bem Nascer, na zona norte de Macapá, antes da inauguração, marcada para 16h. O espaço vai oferecer serviços humanizados às mães e bebês, ampliando em 60% o atendimento materno infantil no Amapá.

“Para a gente isso é muito gratificante, pois esse serviço era muito esperado pelos amapaenses, mas sabemos que em 2020 e 2021, com a pandemia, tivemos que usar a infraestrutura daqui para salvar vidas e hoje, estamos entregando esse espaço 100% estruturado e com tudo que é necessário para funcionar. O Amapá terá mais uma maternidade e que será altamente moderna e qualificada para prestar serviço à sociedade amapaense”, disse Waldez para o Programa Luiz Melo Entrevista (Diário 90,9 FM), desta segunda-feira (27).

A nova maternidade, que atenderá gestantes com baixo risco, terá capacidade para realizar mais de 620 partos por mês e cerca de 15 mil atendimentos de urgência e emergência, além de testes do pezinho, orelhinha, coração, olhos e linguinha, exames de análises clínicas e atendimentos de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e enfermagem.

O local conta com 23 alojamentos conjuntos, com quarto e banheiro, para pré-parto, parto e pós-parto, subdivididos em 11 enfermarias; 10 leitos no Centro Cirúrgico para cesáreas; 7 UTIS neonatal; 5 UTIS para cuidados intermediários; e dois espaços para unidade canguru; além de salas destinadas aos atendimentos ambulatoriais, administrativos e laboratoriais. As salas de parto normal possuem banheiras para os partos humanizados.

Segundo o secretário estadual de saúde, Juan Mendes, a entrega de uma maternidade toda equipada e altamente estruturada é algo histórico no Amapá. “Temos falado que essa estrutura é referência do norte do Brasil. É um fortalecimento histórico na área da materno-infantil do estado e esse vai ser um dos equipamentos mais importantes de saúde”, completou.

Ao todo, foram destinados mais de R$2,6 milhões na requalificação da unidade, com a construção de centros cirúrgicos, unidades de terapia intensiva (UTI) e outras adequações que não constavam na estrutura inicial.


Deixe seu comentário


Publicidade