Cidades

Governo e Ministério da Integração promovem capacitação para fortalecer Rota do Pescado

Programação encerrou os três dias de atividades do projeto ‘Rota da Integração’, onde também foram debatidas as rotas do açaí e castanha


 

Com três dias de atividades envolvendo produtores e profissionais que atuam no manejo agrícola e do pescado, o Governo do Estado e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com apoio do Senai Amapá, capacitaram pescadores sobre a profissionalização da cadeia produtiva integrando subsistemas de insumos, produção, processamento e comercialização.

 

O evento contou com a participação de órgãos públicos, instituições de pesquisa, cooperativas, startups e atores da sociedade civil, que trabalham diretamente na cadeia produtiva do pescado. A ideia é mapear a rota amapaense e garantir a efetivação de investimentos e políticas públicas.

 

“Quando o governador Clécio recriou a Secretaria da Pesca, foi com a proposta de que o pescador fosse assistido e que a política pública chegasse até ele, independente do lugar. Por isso, nós, hoje, buscamos ouvi-los e dar retornos sobre as reais necessidades do setor amapaense”, destacou o secretário da Pesca, Paulo Nogueira.

 

O coordenador geral de Arranjos Produtivos e Inovadores do MIDR, Thiago Araújo, enfatizou o objetivo de promover o desenvolvimento regional envolvendo pescadores, associações, cooperativas e outros grupos. “O foco é colocar em prática as decisões e encaminhamentos feitos durante o encontro, com o compromisso e apoio ao setor pesqueiro do estado.”

 

Além disso, a condução das oficinas durante o evento destacou a importância da política nacional de desenvolvimento regional na redução das desigualdades econômicas e sociais. Criando oportunidades para o crescimento econômico, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população local.

 

Rota do Pescado no Amapá

No estado, o manejo integra o programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que busca promover investimentos e capacitação em cadeias produtivas consideradas estratégicas.

 

O programa oferta oficinas, estimula debates estratégicos e propostas para o fortalecimento dos setores. A ideia é criar uma carteira de projetos e ações que tragam benefícios e progresso para o setor. Além do pescado, foram tratadas as rotas da castanha e do açaí.

 


Deixe seu comentário


Publicidade