Cidades

Governo reforça prevenção e tratamento contra HIV nos municípios do estado

Campanha incentiva o uso de medicamentos na pré e pós-exposição ao vírus e estratégias de precaução a outras infecções


 

O Governo do Amapá segue com campanhas de prevenção e tratamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Educação Sexual nos 16 municípios do estado, levando para os profissionais de saúde oficinas, treinamentos, capacitações e debates sobre os assuntos.

 

A ação incentiva a adesão de métodos de prevenção à contaminação pelo HIV, por meio da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste no uso de um medicamento anti-HIV de forma programada, e também pela Profilaxia Pós-Exposição, que é o uso de antirretrovirais urgentes em até 72 horas após a exposição a uma situação de risco. Além disso, também ocorre a distribuição de preservativos, gel lubrificante e testes rápidos.

 

O superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka, pontua que a política de saúde pública é prioridade da gestão. “Com o fortalecimento das ações de prevenção e tratamento às ISTs, o Governo estabelece conexões significativas com os municípios, promovendo acolhimentos e atendimentos humanizados”, informou Peterka.

 

De acordo com o Sistema Nacional de Informações (Sinan) do Ministério da Saúde, em 2022 foram registrados 351 casos de HIV no Amapá. Em 2023, os números caíram para 170.

 

“O uso dessa tecnologia de antirretrovirais e outras formas de prevenção reduz o risco de casos de HIV e outras infecções. Temos observado maior adesão da população dos municípios, o trabalho está dando certo”, afirmou Anna Byatriz Costa, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SVS.

 


Deixe seu comentário


Publicidade