Cidades

Gripe: Governo do Amapá treina equipe de saúde da capital para coleta e exames de RT-PCR

Treinamento é realizado pela SVS para as equipes de do Programa Saúde da Família que estão monitorando casos do surto de síndrome gripal dentro do Iapen.


O Governo do Estado iniciou o treinamento das equipes de Saúde da Família de Macapá para monitoramento especializado em casos de síndromes gripais, em especial da nova cepa H3N2.

Os técnicos estão sendo instruídos sobre o recolhimento de amostras através de swab (cotonete estéril para coleta de exames microbiológicos), manejo, transporte e armazenamento para posterior envio ao Laboratório Central (Lacen/SVS), que faz a investigação laboratorial, pelo método RT-PCR, em busca dos possíveis vírus circulantes.

A capacitação iniciou nesta terça-feira, 11, e se encerrará nesta quarta-feira, 12. Ela ocorre dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) têm acompanhado os casos crescentes de casos de síndromes gripais dentro do presídio. O treinamento faz parte do plano de ação para este monitoramento, investigação laboratorial e contenção de casos.

“O treinamento passa para as equipes todas as técnicas e procedimentos necessários para o recolhimento de amostras para posterior análise laboratorial, investigação e descoberta dos vírus que estão circulando, critério fundamental para que haja uma ação de contenção eficaz, e que o número de casos da doença seja controlada”, afirmou Gioavani Mariano, Gerente do Núcleo de Gestão da Rede de Laboratórios do Lacen/SVS.

O treinamento também capacita para que as equipes (ESF) façam o mesmo procedimento dentro de qualquer unidade de saúde ou ainda em busca ativa de casos, quando necessário. Foram treinados técnicos de enfermagem, de laboratório e enfermeiros, que permanecerão dentro do Iapen enviando amostras para o Lacen.


Deixe seu comentário


Publicidade