Cidades

GTA vai auxiliar Corpo de Bombeiros em operações de combate a incêndio

Comandantes e tripulação do GTA passam por capacitação


Prevendo ações de apoio ao plano de prevenção, controle e combate às queimadas do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), do Amapá, o Grupo Tático Aéreo (GTA), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou nessa quarta-feira, 31, um treinamento operacional para capacitar os integrantes do grupo no atendimento de ocorrências que envolvam combate a incêndios.

De acordo com o novo comandante do GTA, Rachid Neto, o objetivo do treinamento é dotar os policiais do conhecimento técnico/operacional para atuar em missões de apoio ao Corpo de Bombeiros.

“Estamos preparando os comandantes e a tripulação do GTA para dar suporte nas missões que envolvam atendimento a queimadas. Com a chegada do verão o Corpo de Bombeiros acaba sofrendo uma demanda muito grande em relação aos focos de incêndio. Por isso, nos antecipamos com esse treinamento para deixar nossa equipe apta a ajudar no combate aos sinistros em todo o Estado”, assegurou o comandante.

Para auxiliar no combate às queimadas e incêndios florestais o GTA dispõe de um equipamento chamado Bambi Bucket, ferramenta eficiente para contenção de incêndios, pois é capaz de despejar centenas de litros de água sobre a vegetação em chamas.

O comandante Rachid Neto acrescentou ainda que nas próximas fases de treinamento os integrantes do GTA passarão por capacitações em resgate de pessoas em situação de afogamento, além de outras áreas.

“Trabalhos com missões de patrulhamento preventivo, apoio à Polícia Rodoviária Federal, Operação Verão nas rodovias e balneários, ações do Corpo de Bombeiros do Amapá, da Polícia Militar, treinamento operacional, remoção aeromédica, entre outras atividades, logo, é necessário se ampliar esse leque de prestação de serviço à sociedade. Já temos novos investimentos em equipamentos previstos para garantir um atendimento de excelência”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade