Cidades

Guardas Municipais participam de treinamento para manuseio de armas de fogo

Formação visa habilitá-los ao porte de arma institucional


 

Nesta segunda-feira (15), a Guarda Civil Municipal de Macapá capacitou a última turma de agentes para manuseio de armas de fogo. Formação ocorreu no Centro de Especialidades Dr. Papaleo Paes, localizado na Zona Norte.

 

Em cinco edições, o curso atendeu 200 agentes municipais, divididos em cinco turmas de 40 pessoas, para terem direito ao porte de arma institucional.

 

 

O treinamento envolve as seguintes armas: pistolas e carabinas, ambas semiautomáticas no calibre nove milímetros; e espingardas calibre 12 (modelo military 3.0).

 

 

Formação e avaliação psicológica estão sendo realizadas pela Expert Treinamentos Táticos, especialista em habilitações operacionais com armas de fogo. A instrução; instrutor; compra de equipamentos e emissão do Porte Institucional são fiscalizados pela Polícia Federal.

 

As aulas obedecem os seguintes conteúdos programáticos estabelecidos em portaria da PF:

  • Aula inaugural e legislação de armamento e tiro;
  • Evolução histórica e classificação das armas, regras de segurança de armamento e fundamentos de tiro;
  • Manuseio e tiro com Pistola; Carabina e Espingarda;
  • Teoria da lanterna e disparos em baixa luminosidade;
  • Tiro embarcado em viaturas quatro portas;
  • Balística veicular;
  • Combate em Ambiente Confinado (CQB);
  • Enfrentamento a agressores ativos, com aulas práticas em escola.

 

Ao final do processo, os 200 guardiões realizarão: teste psicotécnico para porte de arma de fogo; exame documental; curso de formação; avaliação teórica e prática de tiro.

 

As fases são eliminatórias. Recebe autorização para o uso quem é aprovado em todas as etapas.

 

“Posteriormente, haverá uma semana de conhecimento prático. Serão instruções para conhecer as peças, o uso e a limpeza das armas. Em seguida ocorre o treinamento prático”, frisou o inspetor-comandante da Guarda Civil, Mauro Dias.

 

A agente Arizete Silva avaliou a iniciativa. “Sou guarda há 25 anos. Com o treinamento, vamos trabalhar com mais segurança na rua e proteger a nossa vida e a vida dos munícipes”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade