Cidades

Hemoap supera meta de doações de sangue com campanha de aniversário

Com a campanha ‘Nosso Maior Presente é sua Doação” conseguiu captar doadores voluntários durante a programação especial nesta terça-feira, 16


 

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) comemorou nesta terça-feira, 16, seus 27 anos de criação, com o lançamento da campanha “Nosso Maior Presente é Sua Doação”. A programação especial de aniversário contou com a solidariedade de mais de 100 doadores, número suficiente que conseguiu deixar o estoque diário de bolsas de sangue abastecido.

 

Hoje, o Hemoap possui mais de 180 mil doadores de sangue cadastrados, sendo 20 mil de repetição, que são aqueles que frequentam de forma mais regular o instituto com até 3 doações anuais. O hemocentro conta ainda com cerca de 33 mil doadores de medula óssea cadastrados e realizou, no ano passado, 199 transfusões de sangue para pacientes.

 

 

De acordo com o diretor-presidente do Hemoap, Heldren Lage, essa é uma data significativa para a instituição, pois são 27 anos salvando vidas. “Criamos a campanha com o intuito de comemorar junto com nossos doadores e equipe essa data especial. Hoje, fico feliz em ver que conseguimos deixar nosso estoque 100% abastecido, pois esse é nosso desafio diário, já que a doação de sangue é um gesto totalmente solidário e altruísta. O doador de sangue realmente é um herói invisível”, destacou.

 

O Hemoap integra a área da saúde, prioridade na nova gestão, com um planejamento estratégico para a renovação do parque de equipamentos, a exemplo da nova centrífuga para preparação de hemocomponentes, e ampliação de serviços aos pacientes hematológicos.

 

O Instituto virou autarquia vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em 16 de abril de 1997, com a missão de coordenar e desenvolver a Política Estadual de Sangue, seus componentes e derivados, de acordo com a legislação vigente, são a prestação de atendimento hematológico e hemoterápico com qualidade à rede de saúde.

 

A dona de casa Maria Irene, de 62 anos, doou sangue pela primeira vez na vida. A bolsa foi destinada ao seu irmão, que faz tratamento oncológico. Ela revelou que agora pretende se tornar uma doadora voluntária.

 

 

“Hoje vejo que é algo tão simples, mas que pode salvar muitas vidas. Assim como meu irmão, sei que muitas pessoas estão precisando e por esse motivo vou me tornar uma doadora voluntária. A doação de sangue é rápida e praticamente indolor”, descreveu Maria.

 

O servidor público Marcelo Barros, de 27 anos, ficou sabendo que o Hemoap estava precisando de sangue O+ e rapidamente se dirigiu até o Instituto para realizar sua doação. “Sou doador assíduo há 6 meses e faço isso com muito orgulho. Hoje posso comemorar essa data, pois sei o quanto esse gesto de amor ao próximo pode salvar vidas. É sempre importante realizar campanhas como essas de conscientização e valorização para captar cada vez mais doadores”, reforçou Barros.

 

Para marcar a data, a instituição preparou uma programação especial com café da manhã, música ambiente e o tradicional corte do bolo de aniversário. O evento foi direcionado aos doadores e servidores da instituição.

 

Doação de sangue

Na triagem dos doadores, o Hemoap obedece às normas nacionais e internacionais para doação de sangue. Os principais requisitos são:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos pais e/ou responsáveis);
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado;
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

 

Como doar

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoap, que fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá.

O funcionamento ocorre das 7h30 às 12h30. As doações podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento pelo WhatsApp, no número: (96) 98811-0200.

 


Deixe seu comentário


Publicidade