Cidades

HU deve reabrir em setembro com serviços de média e alta complexidade

Durante quase dois anos, o Hospital Universitário da Unifap funcionou exclusivamente como Centro Covid.


Foto: Joelson Palheta/DA

Railana Pantoja
Da Redação

 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU/UNIFAP), que foi ativado excepcionalmente durante os períodos críticos da pandemia no estado, deve reabrir com serviços de média e alta complexidade no segundo semestre de 2022.

“O HU Unifap tem previsão de inauguração para setembro deste ano. Esse hospital será de média e alta complexidade, com atendimento para diversas especialidades médicas, voltadas muito para áreas como cardiologia, ortopedia, cirurgias e ginecologia. Nessa primeira etapa de funcionamento, iremos abrir enfermarias de clínica média, ambulatórios de várias especialidades e um centro completo de diagnóstico por imagem”, adiantou o diretor da unidade, Dr. Aljerry Rego.

Segundo o diretor, a cada seis meses haverá a ampliação dos serviços e, após dois anos fazendo a instalação, o HU contará com 212 leitos, UTIs adulto, neonatal, pediátrica e cardiológica, e 10 salas de cirurgia. “Também teremos um centro de nefrologia e de exames de alta complexidade, como endoscopia e colonoscopia, além de exames de alta complexidade em cardiologia, oftalmologia e neurologia”, complementou o diretor.

A expectativa da gestão é receber em julho os primeiros concursados que fizeram o certame da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para o HU, no dia 3 de abril deste ano. “A previsão é receber em julho os primeiros concursados, para montar o planejamento de funcionamento do Hospital para setembro”, complementou Dr. Aljerry.

O HU Unifap atenderá apenas serviços de média e alta complexidade, a partir de demandas reguladas pelas unidades de saúde dos municípios e do estado. Portanto, atendimentos de urgência e emergência não serão realizados.


Deixe seu comentário


Publicidade