Cidades

Iapen passa a contar com sistema de revista eletrônica

Foram entregues seis pórticos detectores de metal, um aparelho de raios-X, 23 detectores de metal tipo banqueta, e 54 detectores de metal tipo manual.


O sistema prisional do Amapá recebeu do Ministério da Justiça e Cidadania equipamentos de inspeção eletrônica que foram instalados no sábado, 4. O propósito é reforçar a segurança nas unidades prisionais e oferecer atendimento humanizado ao público feminino.

Foram entregues seis pórticos detectores de metal, um aparelho de raios-X, 23 detectores de metal tipo banqueta, e 54 detectores de metal tipo manual. O total dos investimentos foi de R$ 174.310 mil.

Os equipamentos foram distribuídos nas seguintes unidades do sistema prisional: Coordenadoria da Penitenciária Feminina, Centro de Custódia do Novo Horizonte, Centro de Custódia do zerão, Centro de Custódia de Oiapoque e o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Os equipamentos são fruto de um convênio firmado com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que também capacitou os agentes penitenciários para o manuseio das máquinas e o procedimento da revista humanizada.

“Com os equipamentos operando, vamos avançar na segurança, impedindo a entrada de celulares, drogas e armas, garantindo que a integridade dos familiares dos detentos e demais visitantes não seja violada durante as visitas”, declarou Jeferson Dias, diretor do Iapen.

Segundo o diretor, há uma previsão do Ministério da Justiça que novos aparelhos de segurança sejam repassados para o sistema prisional amapaense após as Olimpíadas de 2016.

Como funciona
O sistema de segurança prisional, que será inaugurado neste sábado, é bastante parecido com o que é utilizado nos aeroportos. O sistema é chamado de “Mag Bag” e necessita de três operadores: um para orientar e conduzir os visitantes ao detector de metais, um para operar os equipamentos e outro para supervisionar o procedimento.

O detector de metais tipo pórtico acusa quando o indivíduo está portando algum objeto de metal. A esteira de raio-x vai escanear bolsas, sacolas, mochilas. O sistema permite que através de cores, o conteúdo seja revelado. Já as banquetas permitem que as mulheres visitantes não precisem mais se despir durante a revista.


Deixe seu comentário


Publicidade