Cidades

IBGE inicia no Amapá pesquisa para quantificar ocorrências relacionadas à Covid-19

Aproximadamente 35 agentes realizam a PNAD por telefone. Expectativa é entrar em contato com 1.404 domicílios durante a Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua, realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS).


Railana Pantoja
Da Redação

 

O Instituto Brasileiro de Pesquisas Estatísticas (IBGE) iniciou no dia 4 de maio a PNAD Covid, uma versão da Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) que visa quantificar ocorrências relacionadas ao novo coronavírus e também os impactos disso no mercado de trabalho. A pesquisa é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e vai revelar dados nacionais e estaduais.

 

“Fizemos a parceria para rastrear os casos de Covid-19, pessoas que tiveram a doença no Brasil e quais impactos isso teve no mercado de trabalho. É uma pesquisa rápida, de 10 minutos, a pessoa vai falar se teve sintomas da doença, se no caso de ter sido infectada precisou procurar hospital ou não, se foi hospitalizado deve informar qual tratamento teve, se ficou na UTI ou não. E mesmo se não teve a doença, qual impacto disso no mercado de trabalho? Queremos saber se a pessoa perdeu renda ou não, e assim vamos entender o que está acontecendo”, detalhou Joel Lima, supervisor de disseminação de informação do IBGE no Amapá.

O Instituto estima entrar em contato com moradores de 1.404 domicílios em 10 municípios do Amapá e também do município paraense Afuá, que fica nas proximidades e terá os dados contados para o Pará mesmo. Para definir a amostra da pesquisa, o Instituto utilizou como base os domicílios que participaram da PNAD Contínua no 1º trimestre de 2019 e selecionou aqueles que cadastraram telefone.

 

“A pesquisa é toda por telefone, temos cerca de 35 entrevistadores e técnicos do IBGE telefonando para as casas desses 1.404, aproximadamente, moradores do Amapá e mais Afuá (PA), mas os dados deste último contam pra lá mesmo”, explicou.

Joel Lima falou do receio que as pessoas têm em receber agentes do IBGE, por telefone ou de forma presencial, achando que pode ser golpe. Pensando nisso, o Instituto criou uma plataforma para que os cidadãos possam checar quem é o entrevistador e se ele realmente está vinculado ao IBGE.

 

“Quando é alguém do IBGE, ele não vai colocar nem um obstáculo para que a pessoa verifique isso. Ou seja, nosso entrevistador está treinado pra dar todos os mecanismos para o cidadão confirmar a veracidade do que ele [agente] está dizendo. Tem o site respondendo.ibge.gov.br, o telefone 0800 721 8181, enfim, vários mecanismos. O agente vai dar o número do crachá dele e vai falar até o CPF. Nosso analista tenta primeiro convencer a pessoa falar com  ele, ela aceitando o técnico vai dar toda garantia de segurança”, informou.

 

Economia

 

A PNAD Covid também tenta avaliar os impactos da pandemia e do isolamento social no dia a dia da pessoa entrevistada. Os resultados com informações a nível nacional e de grandes regiões serão divulgados semanalmente, enquanto os resultados por estado serão mensais. A expectativa é que até o final de maio o IBGE já divulgue alguns resultados semanais a nível Brasil e no final de junho solte os resultados por estado.

 

“É principalmente para verificar se você ficou desempregado durante esse período e por causa disso; se você parou de receber algum dinheiro, deixou de ir para a rua trabalhar, de quanto foi essa redução e qual o impacto disso na sua renda”, finalizou Joel Lima.


Deixe seu comentário


Publicidade