Cidades

Inclusão e participação social será tema da VI Conferência Municipal

O Município se prepara para a sexta edição da Conferência da Cidade de Macapá, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de junho (sexta e sábado respectivamente), no auditório do Sesc Araxá. Com o lema “A Função Social da Cidade e da Propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, os debates entre governo e sociedade […]


O Município se prepara para a sexta edição da Conferência da Cidade de Macapá, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de junho (sexta e sábado respectivamente), no auditório do Sesc Araxá. Com o lema “A Função Social da Cidade e da Propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, os debates entre governo e sociedade serão coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) e tratarão sobre propostas para os desafios referentes à urbanização que as cidades vêm enfrentando desde que o Brasil deixou de ser um país rural.

 O titular da Semduh, Valdinei Amanajás, explica que o encontro abordará a função social da cidade e da propriedade, de forma a garantir maior participação e controle social sobre as diretrizes e metas relacionadas à política e ao desenvolvimento urbano, tendo em vista que cerca de 160 milhões de brasileiros vivem nas cidades, mas a concentração da população nas áreas urbanas sem o planejamento adequado provocou alguns problemas que interferem na qualidade de vida e comprometem a sustentabilidade nas gerações futuras.

 “De acordo com o IBGE, em 2010, a população do município de Macapá é de 398.204 habitantes, e com estimativa no ano de 2015 de 456.171 habitantes, ou seja, abrigando cerca de 60% da população total do estado. Isso exige planejamento urbano para que a cidade se desenvolva de forma ordenada e sustentável”, completa Amanajás.

 A conferência busca propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade para a formulação de propostas e realização de avaliações sobre a função social da cidade e da propriedade, estimulando a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano na União, estados, Distrito Federal e municípios.

 A VI Conferência Municipal da Cidade de Macapá iniciará com palestra magna, haverá grupos de debate com rodada de apresentação, explanação do tema, avaliação e diagnóstico dos avanços da política de desenvolvimento urbano. No dia 11 de junho, a partir das 14h, haverá plenária final, com debate e seleção de propostas a serem encaminhadas à Comissão Preparatória da Conferência Nacional e da Conferência Estadual, eleição dos delegados do município de Macapá e das entidades componentes do Conselho Municipal da Cidade de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade