Cidades

Início das pré-matrículas na rede pública é confirmada para o dia 15

Adiamento do período tem como objetivo garantir acesso a um maior número de alunos às escolas de Macapá e Santana


Em entrevista exclusiva concedida na manhã desta quarta-feira, 03, ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), a coordenadora de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado de Educação (Seed) confirmou que as pré-matrículas nas escolas da rede público de ensino de Macapá e Santana vão ser retomadas no dia 15 e encerradas no dia 19 deste mês. Segundo ela, o adiamento do período tem como objetivo garantir acesso a um maior número de alunos às escolas de Macapá e Santana.
 
Nós reunimos toda a rede de matrículas e chegamos ao consenso de que a ausência das centrais e escolas no feriado prolongado prejudicaria a efetivação das matrículas, principalmente daquelas faixas mais carentes da população e de bairros distantes que têm dificuldade de acessar a internet; como não queríamos que esses segmentos da população ficasse em desvantagem àqueles que têm uma internet melhor, resolvemos suspender o processo e retomar no período de 15 a 19 de fevereiro; levamos também em conta o fato de que muitas escolas terminaram agora o ano letivo de 2015 e, principalmente, o número elevado de vagas que foram criadas, num total de 30 mil vagas; agora, vamos organizar melhor a rede e voltar com melhor eficiência, permitindo que todos tenham acesso à pré-matrícula”.
 
Adiamento
O adiamento do período de pré-matrículas foi decidido durante reunião entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do Centro de Processamento de Dados do Amapá (Prodap) e da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macapá.
 
Entre os motivos já apresentados para o adiantamento, está também a detecção de uma variação no sistema de segurança do Simatri (Sistema Unificado de Matrículas) realizado por uma empresa que presta serviço para o Estado.
 
Outro ponto é a proximidade do feriado de carnaval que poderia comprometer o acesso à internet de alguns pais ou responsáveis de alunos que por ventura não possuam computadores conectados à rede em suas residências. Para suprir a carência, o Estado disponibilizou 70 escolas polos e uma base de apoio que vai prestar os serviços no auditório da Seed.
 
A coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias, explica que o adiamento não vai comprometer o início do calendário letivo de 2016 previsto para dia 7 de março. Ela pontuou ainda que está disponível em média 30 mil novas vagas em todo o Estado e que todos serão atendidos. “A decisão do adiamento da matrícula é para dar maior suporte à população e assim evitar erros comuns ocorridos nas fases anteriores como a inserção incorreta de dados. Nossa preocupação é atender todas as pessoas de forma igualitária” reiterou Edilene Dias.
 
A coordenadora destacou ainda que as pessoas que efetuaram a matrícula no dia 01 de fevereiro, mesmo com o sistema oscilando, terão suas vagas garantidas. Edilene esclarece ainda que o Simatri vai disponibilizar, também, as vagas existentes e que não foram preenchidas durante o processo no período de 18 a 22 de janeiro.
 
Segundo Alexandre Monteiro, promotor da Infância e da Juventude de Macapá, a reunião serviu também para fazer os ajustes entre os órgãos ligados à área. “Em termos de democratização, o sistema possibilita que todos tenham o acesso igualitário distribuído tanto na rede estadual de ensino, quanto no município. É uma sistemática nova que será aprimorada nos próximos anos. É importante o diálogo entre as instituições para possibilitar o acesso à escola, diminuir a evasão escolar e melhorar os índices da educação”, disse o promotor.
 
A confirmação das vagas com a entrega das documentações nas escolas será entre os dias 22 e 23 de fevereiro. A data estará no comprovante de inscrição que deverá ser impresso e apresentado junto com as documentações pessoais dos alunos nas intuições de ensino. O portal poderá ser acessado pelo endereço www.prematricula.ap.gov.br, das 10h da manhã do dia 15 de fevereiro até às 23h59min do dia 19 de fevereiro.

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