Cidades

Jornalista Roberto Cabrini profere palestra em evento do curso de jornalismo da Unifap

Seminário internacional terá como tema “Cobertura de risco e crises humanitárias” e reúne alguns dos principais nomes da imprensa brasileira.


Cleber Barbosa
da Redação

O jornalista Roberto Cabrini, um dos mais premiados do país, especialmente por coberturas em guerras e o jornalismo investigativo, irá proferir palestra nesta quinta-feira (16), às 19 horas, durante II Congresso Internacional COMERTEC e V COMERTEC Jr, promovido pelo curso de Jornalismo na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O evento acontecerá de forma remota nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2022 e trará como tema a “Cobertura de risco e crises humanitárias”.
O grupo de pesquisa COMERTEC, em parceria com o Meistudies (Media Ecology and Image Studies), convidou jornalistas, estudantes de jornalismo e demais interessados para participar dessa importante conferência, num momento em que o país e o mundo novamente debatem a atuação do profissional de imprensa em áreas de conflitos – que não sejam necessariamente conflitos bélicos.

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Mercado e Tecnologia (COMERTEC), é vinculado ao curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e foi criado em 2013 com o objetivo de desenvolver projetos e pesquisas relacionadas à tríade comunicação, mercado e tecnologia. “Reúne pesquisadores interessados em desenvolver estudos e propostas reflexivas sobre a comunicação contemporânea na era tecnológica, assim como analisar a aplicação prática da comunicação nos mais diversos mercados”, explica a professora Elisangela Andrade, uma das coordenadoras do evento.

Ela explica que o grupo de pesquisa COMERTEC possui parcerias com universidades brasileiras e internacionais, além de ser credenciado e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Temos a missão de proporcionar uma formação acadêmica de alto nível, através de iniciação científica e pós-graduação; projetos e cursos de extensão; workshops, seminários, minicursos, reuniões, seminários e congressos; trabalhos desenvolvidos e apresentados em eventos e produção editorial – livros, e-books, revista acadêmica.

Perfil dos palestrantes
Roberto Cabrini é jornalista e apresentador, premiado por trabalhos investigativos, coberturas de guerras e defesa dos direitos humanos. Ganhou os principais prêmios nacionais como repórter investigativo.

Foi correspondente em Londres e Nova York. Cobriu diversos conflitos pelo mundo, além de eventos internacionais. Já foi âncora, editor-chefe, repórter especial nas emissoras de TV Globo, SBT, Band e Record.

Alex Silveira é Repórter Fotográfico, fez o curso de fotografia da extinta escola Imagem & ação / SP. É Formado em cinematografia pela School of Visual Arts-SVA, NY. E fotografia documental pelo International Center of Photography em NY. Trabalhou como assistente de fotografia dos fotógrafos Araquem Alcântara, José Maria Morgade, Thomas Sussemihl, Andreas Hieneger em SP, e dos fotógrafos Adriano Fagundes e Arthur Elgort em NY. Atuou como fotógrafo em veículos como National Geographic Brasil e Revista Capricho (Editora Abril). Em Nova York, atuou como free lancer para Revista Rolling Stone, Jornal Daily News e como correspondente para o Jornal Folha de São Paulo e Revista Show Bizz. Em 18 maio de 2000, ao cobrir uma manifestação de professores, foi atingido por uma bala de borracha no olho esquerdo e perdi 90 por cento da visão. Trabalhou no Amapá em 42 expedições em toda a Amazônia, para ongs como WWFbrasil e Conservation International. Foi homenageado com o prêmio Vladmir Herzog 2021, pela categoria “Carreira”.

Lívia Bonard é jornalista com 15 anos de experiência em produção de TV, reportagem e coordenação de switcher. Atuou na produção de telejornais locais e de rede, como o “Balanço Geral”, da Record TV e o “Repórter Brasil”, da TV Brasil. Foi repórter da Rádio Tupi RJ. Atualmente é coordenadora de pauta na RecordTV Rio.

Rodrigo Carvalho é correspondente da Globo em Londres desde 2017. Nesses últimos cinco anos, participou de coberturas marcantes, como o resgate dos 12 meninos o do treinador deles de uma caverna no norte da Tailândia (2018) e a crise de refugiados na Polônia, causada pela guerra na Ucrânia (2022). Carvalho foi idealizador do documentário Torre de David (2014), sobre um arranha-céu ocupado no Centro de Caracas – trabalho indicado ao prêmio Emmy Internacional de Jornalismo e premiado no New York Festivals. Além disso, ele é autor de dois livros: Vivos Embaixo da Terra (2011) e Os Meninos da Caverna (2018).

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade