Cidades

Jovens recebem oportunidade de ingressar no mercado de trabalho

A ação “Participa Juventude: Preparando Para o Mercado de Trabalho” integrou toda a comunidade com atendimentos na zona norte


Uma ação social do Governo do Amapá voltada para oportunizar a inserção de jovens no mercado de trabalho acabou integrando cidadãos de todas as idades, para atendimentos diversos, na zona norte de Macapá. Quem prestigiou o evento “Participa Juventude: Preparando Para o Mercado de Trabalho”, além de realizar cadastro para estágios e empregos, pôde também acessar serviços nas áreas da educação, saúde, consultoria jurídica, emissão de documentos (RG, carteira de trabalho e ID Jovem), shows artísticos, entre outras oportunidades.

A mobilização organizada por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Para a Juventude (Sejuv) teve a parceria de diversos órgãos e instituições, que prestaram atendimento no prédio do projeto “Minha Gente”, no bairro Jardim Felicidade II.

O jovem Jorge Vinicius Vilhena, 19 anos, disse que compareceu à ação em busca da possibilidade de uma vaga de estágio. Ele afirma que procura seu primeiro emprego na área de tecnologia, a qual já estuda. “Moro no bairro Ipê e estou há um ano em Macapá, pois sou natural do Pará. Resolvi participar do evento pela oportunidade de fazer novos contatos e de me inserir no mercado de trabalho local”, explicou.

A secretária da Sejuv, Joelma Santos, afirmou que o público superou as expectativas da organização. “Ações como esta fazem parte do planejamento de políticas voltadas para a área da juventude, mas o momento também serve como descontração familiar, já que muitos pais ou responsáveis acompanharam seus filhos e todos puderam usufruir dos serviços oferecidos”.

Enquanto alguns procuravam informações de como começar sua carreira profissional, a autônoma de 63 anos, Lindalva Monteiro, aproveitou o evento para receber orientações sobre a aposentadoria. Os esclarecimentos e encaminhamentos foram prestados pela Associação de Mulheres Advogadas do Estado do Amapá. “Estou mais tranquila agora que entendo melhor os processos e os documentos que eu preciso organizar”, comentou.

Foram parceiros nesta ação o Tribunal de Justiça do Estado Amapá, Tribunal Regional Eleitoral, Secretarias de Estado da Saúde, Mobilização e Inclusão Social, Educação, Trabalho e Empreendedorismo, além do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão – Super Fácil, Centro de Integração Empresa Escola, entre outros voluntários.


Deixe seu comentário


Publicidade