Cidades

Julgamento de ação para impugnar mandato de Dilma é suspenso no TSE

PSDB diz que campanha de Dilma recebeu dinheiro de corrupção. PT nega


Depois de dois votos favoráveis à continuidade da ação, um pedido de vista (mais tempo para estudar o processo) do ministro Luiz Fux interrompeu nesta quinta-feira (13) o julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de um pedido formulado pelo PSDB de impugnação dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer.

A ação do PSDB foi protocolada em fevereiro e arquivada no mesmo mês pela relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura. Mas o partido recorreu.

A ação aponta abuso de poder político, econômico e fraude na campanha do PT do ano passado, o que, segundo os tucanos, tornaria “ilegítima” a eleição de Dilma. A acusação mais grave aponta “financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte da distribuição de propinas”, suspeita investigada na Operação Lava Jato.

Desde a deflagração da Operação Lava Jato, o PT afirma em notas oficiais que todas as doações para a campanha de Dilma recebidas pelo partido foram legais e declaradas nas prestações de contas ao TSE.

“O Partido dos Trabalhadores refuta as acusações de que teria realizado operações financeiras ilegais ou participado de qualquer esquema de corrupção. Todas as doações feitas ao PT ocorreram estritamente dentro da legalidade, por intermédio de transferências bancárias, e foram posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral”, diz nota divulgada no último dia 4.


Deixe seu comentário


Publicidade