Cidades

Junho Verde: Governo faz mutirão de limpeza da APA do Rio Curiaú

Atividade pretende evidenciar aos visitantes e banhistas um local limpo, de modo a despertar a sensibilização para a manutenção e conservação do espaço.


Para sensibilizar e conscientizar visitantes e banhistas sobre o descarte correto de resíduos sólidos para a preservação ambiental, o Governo do Estado promoveu, nesta sexta-feira, 24, um mutirão de limpeza na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, na zona norte de Macapá.

A ação fez parte da programação do Junho Verde, o Mês do Meio Ambiente, realizada em parceria com entidades governamentais e não-governamentais, além da participação da comunidade local.

De acordo com a chefe da APA do Rio Curiaú, Christianni Rocha, com a proximidade do Macapá Verão – programação cultural do mês das férias – aumenta o fluxo de pessoas na região. Por isto, essa atividade pretende evidenciar aos visitantes e banhistas um local limpo, de modo a despertar a sensibilização para a manutenção e conservação do espaço.

“Nosso objetivo é sensibilizar visitantes e banhistas para depositarem o lixo no local correto, o lixo na lixeira e não nas águas. É sensibilizar os visitantes para preservarem a região, para manter o seu local de banho e lazer limpo, assim como a comunidade do Curiaú vem mantendo. É um primeiro passo para outras atividades que desenvolveremos ao longo deste ano”, destacou Christianni Rocha.

Moradora do Quilombo do Curiaú, a comerciante Marcione Leite, 42 anos, orienta os visitantes a levarem sacolas plásticas para recolherem o lixo produzido quando estiverem de saída.

Ela indica aos visitantes e banhistas que uma das alternativas é pendurar o lixo em um galho de árvore, no caso de não encontrar uma lixeira próxima, pois se torna mais viável para que alguém da comunidade possa recolher, evitando também que animais revirem e espalhem os resíduos sólidos.

“Esse mutirão é muito importante para a comunidade, assim como para o Balneário do Curiaú, que atraí pessoas de vários lugares, visitantes que vêm aqui para se refrescar. Só que o que nos deixa triste é a conduta de alguns visitantes que vêm com seu lixo e não tem aquele cuidado de pegar e descartar em uma lixeira ou, então, pegar e colocar em uma sacola e levar no seu carro para, posteriormente, jogar na lixeira, no local correto. Simplesmente, o lixo fica jogado”, desabafou Marcione Leite.

O mutirão de limpeza também é desdobramento da campanha de combate à poluição por resíduos sólidos na APA do Rio Curiaú, cujo o tema é “Descarte Correto. Ambiente Limpo! Responsabilidade socioambiental e dever de todos”, que também promoveu atividades de educologia junto aos alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Joanna Santos da Silva, palestras com a comunidade e afixação de cartazes de conscientização.

No final da ação, o recolhimento dos resíduos sólidos foi feito pelo caminhão coletor disponibilizado pela Zeladoria Urbana de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade