Cidades

Macapá apresenta redução de 48% nos casos de Malária

Cerca de 41 casos de malária foram identificados. No primeiro trimestre de 2023, eram 79 casos


 

Macapá apresentou redução nos casos de malária, no primeiro trimestre de 2024. Cerca de 41 casos foram identificados. O baixo número representa avanço no combate à doença. Indivíduos que apresentam sintomas como febre alta; calafrios; tremores; sudorese e dores de cabeça devem procurar o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes ou uma das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem exame, diagnóstico e tratamento.

 

Em comparação ao mesmo período do ano passado, foram registrados 79 casos positivos. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) foram às ruas para combater focos e orientar a população. As iniciativas resultaram na queda da doença em 48%.

 

 

Malária é transmitida pela picada do mosquito fêmea Anopheles. O uso de repelente; mosquiteiro; roupas que protejam pernas e braços; Borrifação Intradomiciliar; instalação de telas em portas e janelas das residências são métodos de prevenção.

 

A orientação da SMVS é que os munícipes recebam os agentes de endemias da Prefeitura de Macapá, devidamente identificados, para a borrifação. A colaboração é essencial para que o combate à malária seja feito.

 

Os casos autóctones, adquiridos na região do residente, também mostraram declínio. Foram 251 casos em 2019 e 33 notificações em 2022.

 

Casos graves apresentam sintomas como prostração; alteração da consciência; dispneia ou hiperventilação; convulsões; hipotensão arterial ou choque e hemorragias.

 

Uma vez testado positivo, o paciente recebe o tratamento em regime ambulatorial, com comprimidos distribuídos gratuitamente em equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Tratamento

O tratamento indicado depende de alguns fatores, como a espécie do protozoário infectante; a idade; o peso do paciente; condições associadas como gravidez e outros problemas de saúde, bem como a gravidade da doença. É realizado pelos agentes da Prefeitura de Macapá durante busca ativa em residências ou nas 12 unidades do Município

 

 

Diagnóstico

O Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e mais 11 UBSs realizam exame, diagnóstico e tratamento contra Malária. Apresentação de documento oficial com foto e Cartão Nacional do SUS é requisito obrigatório para atendimento. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a população sintomática pode procurar as seguintes unidades:

Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes: Avenida Manoel Torrinha, s/n. Bairro Renascer;

UBS Coração: Avenida Professora Neuza Amaral, 1163. Bairro Coração;

UBS Macapaba: Avenida Fé em Deus, s/n;

UBS Marabaixo: Avenida 4, s/n. Bairro Marabaixo II;

UBS BR-210:  BR-210, 4521. Bairro Amazonas;

UBS Marcelo Cândia: Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira, 1329. Bairro Jardim Felicidade;

UBS Novo Horizonte: Avenida Glicério Souza Figueiredo, 1952. Bairro Novo Horizonte;

UBS Perpétuo Socorro: Rua Rio Xingu, 278. Bairro Perpétuo Socorro;

UBS Rubim Aronovitch: Avenida 6 de Setembro, 212. Bairro Santa Inês;

UBS Congós: Rua Claudomiro de Moraes, 340. Bairro Congós;

UBS Unifap: Rua Amadeu Gama, 1355. Bairro Zerão;

UBS Pedro Barros: Passagem Dona Márcia, 445. Bairro Fazendinha.

 


Deixe seu comentário


Publicidade