Cidades

Macapá é reconhecido com mais um selo Unicef

Saúde, Educação e Assistência Social


Foi publicada na segunda-feira, 21, a lista de municípios aprovados que serão reconhecidos na Amazônia com o Selo Unicef Município Aprovado edição 2013/2016. Em Macapá, a prefeitura conseguiu o reconhecimento e permanecerá com o selo pela segunda edição consecutiva. Para conquistá-lo nessa edição, o gestor municipal deveria aderir à iniciativa, nomear um articulador e desenvolver a metodologia proposta nos eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

A iniciativa é baseada na mobilização social pelas garantias dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os municípios inscritos desenvolvem ações de fortalecimento das políticas na educação, saúde, proteção e participação, além da realização de dois fóruns comunitários. Ainda em 2013, a Prefeitura de Macapá estabeleceu metas para fortalecer e ampliar as políticas para o público-alvo nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social e um plano de ação para ser seguido durante o período proposto.

“Mais do que uma avaliação, o selo serve para promover a integração das secretarias que trabalham e desenvolvem políticas públicas, possibilitando a otimização de recursos e realizando uma gestão compartilhada. Com os diagnósticos apontados pelo Unicef, os municípios passam a conhecer de fato a realidade das políticas que são desenvolvidas para a infância e adolescência, repensando assim suas estratégias e planos de ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, enfatiza a coordenadora municipal de Saúde da Criança, Raphaela Chaves.

Nessa segunda edição, a Amazônia contou com 611 municípios inscritos, oriundos dos seus nove estados, dos quais 191 serão reconhecidos por terem melhorado seus indicadores, realizando ações estratégicas para crianças e adolescentes com foco nas atividades de participação social no seu município. Além de Macapá, no Amapá também foram reconhecidos os municípios de Santana, Calçoene e Vitória do Jari.


Deixe seu comentário


Publicidade