Cidades

Macapá lança programa de atendimento aos portadores de HIV/AIDS

Evento de abertura acontece nesta quinta-feira (16) na UBS da Unifap. A partir de segunda-feira (20), a população que desejar os atendimentos oferecidos pelo programa, pode procurar a UBS nos horários da manhã e tarde.


Lana Caroline
Da Redação

 

A partir desta quinta-feira (16) a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia um evento de abertura do programa em saúde ‘Linha de Cuidado Integral à Pessoa Vivendo com HIV/AIDS’ na atenção básica de saúde.

“É uma assistência para o paciente infectado com HIV/AIDS que esteja assintomático. Aqueles que não tiverem apresentado alguma comorbidade, poderão ter controle da qualidade de vida, atendimento psicossocial dentro da atenção básica de saúde”, disse Fernando Oliveira, Coordenador de Infecções Sexualmente Transmissíveis do município.

O serviço em saúde é inédito na capital e, a princípio, terá como polo a UBS da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A expectativa é expandir para todas as redes de atenção básica de saúde.

Na cerimônia, estiveram presentes representantes dos movimentos sociais relacionado a HIV/AIDS, promotoria de justiça, profissionais da atenção básica do município de Macapá, representantes da SVS, Lacen, SAE/CTA, assim como os coordenadores dos programas em saúde da Semsa.

“Estamos visando sanar pautas que a população precisa. É um serviço novo que vai ajudar muito o tratamento na vida desses pacientes”, afirmou Fernando.

A partir de segunda-feira (20), a população que desejar os atendimentos oferecidos pelo programa, pode procurar a UBS da Unifap nos horários da manhã e tarde.


Deixe seu comentário


Publicidade