Cidades

Macapá participa de atividades da Mobilização Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti

A ação teve início às 8h, no 34° Batalhão de Infantaria de Selva (34° BIS) e seguiu em visitação por diversos órgãos públicos da capital


Iniciou na manhã desta sexta-feira, 2, em Macapá, a Mobilização Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre amarela urbana, zica vírus e febre chikungunya. Como foco da atividade, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, executou em parceria com a Defesa Civil, Exército Brasileiro e outras entidades uma grande ação de combate ao Aedes em diversos órgãos públicos localizados por toda a extensão da Avenida FAB.

A ação teve início às 8h, no 34° Batalhão de Infantaria de Selva (34° BIS) e seguiu em visitação por diversos órgãos públicos da capital, onde foram feitas atividades de inspeção na área interna e externa, verificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, tratamento focal, orientação dos funcionários quanto às medidas de prevenção, panfletagem e palestras educativas. Tudo acompanhado de perto por uma comitiva de autoridades municipais, estaduais, o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, representantes da Defesa Civil, Exército, entre outras.

Para o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, a mobilização nacional é uma forma de trazer para a sociedade a visão da importância desse trabalho em conjunto, que poderá evitar a proliferação do mosquito e o aparecimento de novas doenças causadas pelo vetor. “Nossa tarefa aqui é trazer a visão para a sociedade, do dia de combate ao mosquito e a mobilização das autoridades e da sociedade contra esse nosso inimigo, que, muitas vezes, está na casa das pessoas”.

O objetivo da ação foi sensibilizar a população quanto à importância de medidas simples, mas preventivas de combate ao vetor, que podem evitar o nascimento e a proliferação do mosquito, diminuindo o número de casos de doenças em toda a capital. A partir da mobilização, busca-se adotar as sextas-feiras como um dia D de enfrentamento ao Aedes em todo o país.

“A ação é para mostrar para a população de Macapá a importância de nos mantermos vigilantes no combate ao Aedes aegypti. Sabemos que agora, com a chegada das chuvas, a proliferação do mosquito tende a aumentar. Daí a importância desse esforço conjunto que estamos fazendo, para lembrar a população que não podemos baixar a guarda e que precisamos manter a vigilância, principalmente dentro de nossas residências, para evitar que o mosquito nasça. Essa é a melhor forma de controle dessas doenças”, disse o subsecretário de Saúde, Eldren Lage.

A Prefeitura de Macapá diariamente executa ações de combate ao vetor em diversos bairros da capital e já está programando para os próximos dias 5, 6 e 7 de dezembro o dia D municipal de combate ao vetor, que ocorrerá no bairro Brasil Novo. “Nossa expectativa é continuar avançando com as nossas ações em todo o município e mantendo nossa posição de baixo risco, como o apresentado no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Para isso, intensificamos nossas ações e na próxima semana estaremos no Brasil Novo, onde esperamos vistoriar aproximadamente 9 mil imóveis”, finalizou o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal.


Deixe seu comentário


Publicidade