Cidades

Macapá terá base aérea de empresa que vai explorar petróleo no Amapá

A mudança no projeto promete fomentar a economia da capital.

Na manhã da última quinta-feira, 23, o representante da empresa Total E&P do Brasil, Cláudio Costa que é diretor de saúde, segurança e meio ambiente da empresa que vai explorar petróleo e gás na costa do Amapá, reuniu com representantes de órgãos do Governo do Estado do Amapá e entidades comerciais, para informar sobre duas alterações ocorridas no projeto. A primeira trata do início do cronograma da perfuração dos poços, que passou de setembro de 2016, para o início do ano de 2017. A segunda alteração é com relação ao local de instalação da base aérea, que antes estava prevista para ser instalada no município de Oiapoque e agora será em Macapá.
 
Com a mudança a empresa Total irá utilizar o Aeroporto Internacional de Macapá, Alberto Alcolumbre como base para o embarque e desembarque das equipes que irão atuar no navio sonda, na bacia da foz do Rio Amazonas.  Serão duas aeronaves que farão 6 vôos semanais.
 
De acordo com o Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Eliezir Viterbino, a vinda da base aérea para o Município de Macapá fará com que haja movimentação significativa na economia local, uma vez que serão 320 pessoas a mais circulando pela capital. “È importante frisar que essas pessoas precisarão se instalar em hotéis, se alimentar, utilizar transportes, fazer compras, visitar pontos turísticos, entre outras coisas. Ou seja, é uma cadeia de serviços que será movimentada e nós precisamos estar preparados para isso” explicou.
Viterbino também destacou a atividade na base aérea da Total que terá um consumo de Cem Mil litros de combustíveis mensais, dos quais, segundo ele, 60% estão garantidos pela base aérea de Macapá e 40% pela própria plataforma. “Isso mostra que o Governo não está de braços cruzados. A vinda da base aérea da Empresa Total para Macapá, além de ter sido uma decisão técnica, também foi fruto de muito estudo da Agência Amapá junto à Empresa e claro, com todo o apoio do Governador Waldez Góes para que isso acontecesse. O objetivo da Agência Amapá é gerar negócios que desenvolvam o Amapá e é com este pensamento que nós estamos atuando” frisou.
O Diretor da Total, Cláudio Costa explicou também, que houve a preocupação de não sobrecarregar a Cidade de Oiapoque, uma vez que não possui estrutura logística para tal atividade. “Pensamos estrategicamente. Em Oiapoque iríamos criar uma sobrecarga local e um impacto social muito grande. Já em Macapá existem mais benefícios para ambas as partes devido estar mais estruturada, principalmente, com relação ao aeroporto. Além disso, temos também, menos impacto social” esclareceu o diretor.
 
Audiência Pública
No dia 29 de julho, a Empresa Total E&P realizará a primeira audiência pública em Macapá, para tratar de suas licenças ambientais. A audiência o correrá no auditório do Centro de Ensino Superior do Amapá.

Deixe seu comentário


Publicidade