Cidades

Macapá terá o primeiro Fórum Trabalhista com energia solar do Brasil

O prédio possui uma área construída de nove mil metros quadrados, que permitirá a instalação de 560 placas de energia solar em sua cobertura, que suprirá cerca de 25% da energia do fórum. Conforme explica Carlos Araújo, chefe da Divisão de Engenharia do TRT8, o sistema terá uma potência de 260 wp (watt-pico), garantia de 10 anos e uma eficiência de 25 anos.


Durante a Semana do Meio Ambiente, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) deu mais um passo na implementação de critérios de sustentabilidade em sua gestão, com a conclusão do processo licitatório para instalação da energia solar no novo Fórum Trabalhista de Macapá. Com previsão de entrega em agosto deste ano, será o primeiro Fórum Trabalhista do Brasil a utilizar energia solar.

O prédio possui uma área construída de nove mil metros quadrados, que permitirá a instalação de 560 placas de energia solar em sua cobertura, que suprirá cerca de 25% da energia do fórum. Conforme explica Carlos Araújo, chefe da Divisão de Engenharia do TRT8, o sistema terá uma potência de 260 wp (watt-pico), garantia de 10 anos e uma eficiência de 25 anos. Com relação a quantidade de energia gerada pelo sistema e o quanto isso impactará na redução da energia elétrica utilizada da concessionária, explica que é variável, dependendo de alguns fatores.

“Depende do consumo e da insolação. Por exemplo, em um dia sem nuvem nenhuma no céu, há uma insolação muito grande e o sistema gera mais energia, se isso ocorreu em um dia com consumo de energia menor no prédio, a energia solar suprirá mais do que estes 25%. Fizemos um estudo e no período de agosto a janeiro o sistema terá eficiência máxima, devido ao nível de insolação. De fevereiro a julho, esta eficiência será reduzida”.

Atualmente, as oito varas do trabalho que integram o Fórum Trabalhista de Macapá estão distribuídas em três prédios distintos, com um gasto de energia em torno de R$ 20 mil/mês. Com a inauguração do novo fórum, onde todos os serviços da Justiça do Trabalho estarão em um mesmo espaço físico, mais moderno, será possível mensurar o quanto a energia solar gerará de economia financeira para o Tribunal.

“O fórum será entregue em agosto ou setembro e só devemos estar com esse sistema funcionando em novembro ou dezembro, assim, teremos alguns meses de medição sem energia solar, para comparar dequal o volume do ganho que teremos com o sistema”, destaca Carlos.

A licitação para a implantação da energia solar no Fórum de Macapá já está em fase de homologação, para posterior assinatura do contrato. Realizado na modalidade concorrência, o processo durou cerca de quatro meses e contou com a participação de sete empresas, todas de fora dos estados que integram a 8ª Região. A vencedora foi a empresa Servengloc, de Manaus-Amazonas.

A empresa vencedora do certame atua a oito anos no mercado, em projetos de engenharia elétrica e civil. Para atuar no processo licitatório do TRT8 e na execução do projeto, a empresa designou o engenheiro eletricista Jorge Viana, especialista em energia renovável, que atua no segmento de geração e distribuição de energia há mais de 20 anos. Segundo ele, “a participação no processo licitatório exigiu muito esforço da equipe técnica devido a importância do projeto e a necessidade de um planejamento minucioso de custos de equipamentos, materiais, logística e mão de obra envolvida na execução”.


Deixe seu comentário


Publicidade