Cidades

Mais de 100 táxis de Santana já passaram por aferição do Ipem

36 veículos ainda têm que ser submetidos ao procedimento que inspeciona o instrumento que mede o valor cobrado durante as corridas.


Dos 137 táxis que circulam no município de Santana, 101 já passaram pela aferição anual e obrigatória do Instituto de Pesos e Medias do Amapá (Ipem/AP), que verifica o taxímetro – aparelho que mede o valor cobrado pelo serviço, com base em uma combinação entre distância e o tempo gasto.

Para facilitar a vida dos responsáveis pelos táxis no município, o Ipem/AP decidiu levar a aferição até Santana. No dia 14 de janeiro, 76 veículos foram submetidos ao procedimento. Uma semana depois, a equipe do órgão voltou à cidade, quando mais 25 táxis tiveram o taxímetro aferido e estão aptos a explorar a atividade. A próxima ação será no dia 4 de fevereiro, para que os 36 veículos que ainda precisam ser aferidos tenham o equipamento analisado.

“Além do taxímetro, os pneus dos veículos também passam por inspeção. É um procedimento que busca verificar se o veículo continua com as mesmas especificações apresentadas na fiscalização anterior”, explicou o coordenador técnico-operacional do Ipem/AP, Ronildo Nobre.

A fiscalização iniciou no dia 2 de janeiro em Macapá e Santana. 925 táxis da capital e os 137 do segundo município mais populoso do Estado precisam realizar o procedimento que busca garantir a segurança dos usuários dos veículos autorizados ao transporte de passageiros.

Em Macapá, os proprietários de táxis de placas com final 1, 2, 3 e 4 que ainda não procuram o Ipem/AP para fazer o procedimento devem ficar atentos, pois, o prazo encerra no próximo dia 31. No dia 1 de fevereiro inicia a fiscalização para os veículos com placa de terminação 5, 6 e 7. O procedimento encerra em março, quando serão atendidos os veículos com placas que terminam em 8, 9 e 0.


Deixe seu comentário


Publicidade