Cidades

Mais de 8 mil pessoas comparecem ao dia D de mobilização contra o sarampo

Compareceram durante esse dia 8.403 pessoas. Destas, somente 1.856 precisaram receber a dose da vacina. O restante, 6.547 pessoas, já estavam com o esquema de vacinação completo, não necessitando de nova dose.


O Dia Nacional de Mobilização contra o Sarampo, realizado no último sábado, 15, movimentou as Unidades Básicas de Saúde que funcionaram até as 17h para a imunização de crianças a partir de 5 anos a jovens de até 19 anos de idade. Compareceram durante esse dia 8.403 pessoas. Destas, somente 1.856 precisaram receber a dose da vacina. O restante, 6.547 pessoas, já estavam com o esquema de vacinação completo, não necessitando de nova dose.

“O grupo das crianças ainda foi o que mais compareceu às unidades, e mais da metade já estavam com o esquema de vacinação completo. Nosso desafio agora é chegar ao grupo dos jovens, que ainda tem uma resistência maior a vacinação”, comentou a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária.


A campanha, que iniciou dia 10 de fevereiro, segue até 13 de março para as crianças e adolescentes. “Para chegarmos aos jovens, a vacinação não ficará limitada nas unidades. Nossa estratégia incluirá a imunização em escolas, shoppings, praças e locais de grande concentração de gente que este público costuma frequentar”, completou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

A única contraindicação para a vacina contra o sarampo é para pessoas imunizadas contra a doença há menos de 30 dias (somente após esse período é que poderá receber uma nova dose), grávidas e pessoas com esquema vacinal completo. Após as crianças e adolescentes, outro grupo será incluído na campanha. Será a vez dos adultos de 30 a 59 anos, que nunca tomaram a vacina ou apenas uma dose. Eles terão de 3 a 31 de agosto para se vacinar.

Para receber a vacina é indispensável que pais e responsáveis procurem a UBS mais próxima, das 8h às 17h, levando caderneta de vacinação e cartão do SUS.


Deixe seu comentário


Publicidade