Cidades

Mais de 90 profissionais participaram do Startup Weekend

Em Macapá


Com cerca de 90 participantes, o primeiro Startup Weekend Macapá começou na noite da última sexta-feira, 27, no campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A abertura contou com a apresentação do grupo de marabaixo do campus. Até a noite deste domingo o Startup Weekend Macapá reuniu desenvolvedores, designers, especialistas em marketing, gerentes de produtos e estudantes concentrados em um mesmo lugar para criar ideias inovadoras com foco no empreendedorismo.

Foram 54 horas de aprendizado, trabalho em equipe e esforço para tirar projetos do papel e colocá-los em prática. Quem tem vontade de empreender e precisa de uma ideia ou quem tem uma ideia e não sabe como transformar em um empreendimento de sucesso deve participar. Os melhores negócios propostos irão participar do Startup Weekend Brasil.

“Este é um modelo novo de empreender e pela primeira vez será realizado no Amapá. Juntos esses profissionais vão estar voltados a criar projetos tendo a orientação dementores. Será um exercício de criatividade e empreendedorismo juntos. Algo inédito que o Ifap faz questão de estar à frente, em parceria com o Sebrae, e apoio de diversas instituições, porque irá contribuir para a disseminação de uma concepção inovadora de mercado. E como instituição de educação profissional e tecnológica o Ifap tem interesse de fomentar o mercado local”, disse Márcio Oliveira, coordenador de extensão do Ifap, e um dos organizadores do Startup Weekend Macapá.

A programação começou com o credenciamento dos participantes, boas vindas e esclarecimentos sobre a agenda para o fim de semana e apresentação da equipe de mentores, facilitadores e jurados. Em seguida ocorreram os “Pitches”, apresentação das ideias de negócios dos participantes, que culminou com a escolha dos melhores “Pitches” por parte da equipe de mentores, formação das equipes e início efetivo dos trabalhos, com o levantamento das habilidades e detalhamento dos passos para o desenvolvimento do negócio. As equipes puderam permanecer ininterruptamente no local durante todo o final de semana.

Durante todo o dia de sábado, as equipes fizeram o desenvolvimento do negócio proposto e relatórios de status, tendo encontro com os mentores e reuniões com o treinador. No domingo, 29, as atividades prosseguiram com relatórios de status, pedido de ajuda, momento com os mentores e todos os preparativos para as apresentações finais, que aconteceram a partir das 17h. No final, houve o julgamento e a premiação dos melhores negócios. As três primeiras equipes receberão consultoria do Sebrae em gestão e marketing, de 60h, 40h e 20h, respectivamente.


Deixe seu comentário


Publicidade