Cidades

Médicos brasileiros que substituem cubanos em Macapá são todos formados no Amapá

Dos nove profissionais que se apresentaram à prefeitura, dois desistiram do programa, mas vagas serão preenchidas pelo Ministério da Saúde.


Secretária de Saúde da prefeitura de Macapá, Silvana Vedovelli

A secretária de Saúde da prefeitura de Macapá (PMM), Silvana Vedovelli, revelou na manhã desta quinta-feira (29) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que nove médicos que se apresentaram para substituírem os cubanos no programa Mais Médicos, dois desistiram, mas garantiu que essas vagas serão preenchidas pelo Ministério da Saúde. Segundo ela, os demais profissionais, todos formados pela Unifap (Universidade Federal do Amapá), assumirão seus postos na próxima segunda-feira.

 

“Tivemos ontem (quarta-feira) o acolhimento dos médicos que substituirão os cubanos, mas dos nove que foram aprovados, dois que iriam trabalhar nas comunidades de Maranata e Vila Progresso (no Arquipélago do Bailique) desistiram; já informamos ao Ministério da Saúde, que nos garantiu que os mesmos serão substituídos, pois o 2º Edital estará aberto até o dia 7 de dezembro. É importante destacar que todos os profissionais que vão trabalhar em Macapá se formaram aqui mesmo, na Unifap, sendo seis amapaenses, e apenas uma médica é natural de Belém, mas também se formou, como os demais, na Unifap”, destacou Silvana Vedovelli.

 

Conforme explicou a secretária de Saúde, os médicos brasileiros vão exercer as mesmas atividades que os cubanos realizavam, especificamente na Atenção Básica, com visitas domiciliares, prevenção à saúde e fazendo atendimentos nas unidades de saúde do município. A única diferença, conforme ela ressalvou, é que os médicos que vão trabalhar na Capital não receberão auxílio-moradia, porque o Ministério da Saúde veta o pagamento quando o profissional reside no próprio município onde trabalha, mas assegurou que o benefício será pago aos profissionais que desenvolverão suas atividades em comunidades interioranas.


Deixe seu comentário


Publicidade