Cidades

Meningite: Amapá orienta vacinação em crianças de até 10 anos e profissionais da saúde

Vacinação deve acontecer em dose única para trabalhadores da saúde e crianças que não receberam o imunizante até 5 anos de idade.


O Governo do Amapá recomendou aos 16 municípios o atendimento do público de crianças de até 10 anos de idade e profissionais da saúde com a vacina meningocócica C, que protege contra a meningite e meningococcemia. A medida atende ao comunicado emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Anteriormente, o imunizante era recomendado apenas para crianças de 3 a 5 meses de vida, com dose de reforço aplicada aos 12 meses de idade.

A nova medida atende às necessidades de proteger a população por conta das baixas coberturas vacinais a nível nacional, agravadas pela pandemia desde 2020.

Para as crianças, a recomendação é de aplicação de uma dose, caso ela não tenha tomado a vacina até os 5 anos de idade.

Para os trabalhadores da saúde a recomendação é de uma dose, porém independentemente da idade.

“O objetivo é proteger o público vulnerável e suscetível a um surto da doença por conta da baixa cobertura vacinal, além de evitar o desperdício do imunizante por conta da procura baixa nas unidades de saúde. Até o momento, essa é uma medida considerada temporária pelo Ministério da Saúde e é preciso que os profissionais estejam atentos às novas orientações”, explica a coordenadora de imunobiológicos do Amapá, Angélica Oliveira.

A vacina para estes públicos ficará disponível até fevereiro de 2023 de acordo com previsão do MS.


Deixe seu comentário


Publicidade