Cidades

Mesário Voluntário: programa está com inscrições abertas e oferece benefícios

Podem se voluntariar eleitores com mais de 18 anos em situação eleitoral regular.


O programa Mesário Voluntário foi criado em 2004 com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. Podem se voluntariar eleitores com mais de 18 anos em situação eleitoral regular.

Para atuar como mesário nas eleições do dia 2 de outubro, os interessados precisam ser qualificados. Para incentivar a adesão, a Justiça Eleitoral oferece benefícios como: Isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, validar o serviço como horas complementares nas instituições de ensino superior conveniadas, direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado como mesário, sem perdas salariais, sendo que os dias de treinamento também contam como horas trabalhadas.

Quando previsto no edital, o mesário voluntário tem vantagens em caso de empate em concurso público, além de contribuir com o processo democrático brasileiro.

“Esse ano nós vamos precisar de aproximadamente 7.300 mesários em todo o estado. A gente convida essas pessoas a participarem porque nós queremos trabalhar com pessoas que tenham disponibilidade, que tenham vontade de votar”, disse o coordenador da Escola do Judiciário Eleitoral (EJE), Rinaldo Farias.

As inscrições podem ser feitas pelo site do TRE-AP, basta clicar no link do formulário de inscrição – https://bit.ly/3toLbvD

 

Quem não pode ser mesário:
Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais; funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo e os que pertencem ao quadro de servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.


Deixe seu comentário


Publicidade